É passado presente ou futuro?

Perguntado por: lzanette . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Se a ação ocorre antes da fala, o verbo está no passado (ou pretérito); se acontece no momento da enunciação, está no presente; e se transcorre num momento posterior ao da fala, está no futuro. Os tempos verbais são classificados como simples ou compostos.

Tempos verbais primitivos e derivados
Os tempos verbais primitivos dividem-se em presente do indicativo, pretérito perfeito do indicativo, e infinitivo impessoal. Já os tempos verbais derivados são formados a partir dos primitivos. Resumindo: Modo indicativo: Presente, Pretérito e Futuro.

Os tempos verbais indicam o momento em que ocorre essa ação.

  • Ação no passado (pretérito): ocorreu antes do momento da fala.
  • Ação no presente: ocorre no momento da fala.
  • Ação no futuro: ocorrerá depois do momento da fala.

Aplicando o raciocínio às locuções vou ir, vai ir, vão ir e vamos ir, compreendemos que as formas flexionadas (vou, vamos, vai) não têm sentido de movimento: elas apenas compõem o sentido de ação futura. Por último, um lembrete: a locução usada por Sanchez (e por tantos brasileiros) é extremamente estigmatizada.

* Existem três tipos de verbos: os verbos plenos, os verbos auxiliares e os verbos semi-auxiliares.

Na nossa Gramática, os Tempos verbais são: Presente, Pretérito e Futuro. Os tempos servem para indicar as formas, os estados ou fenômenos demonstrados pelos verbos. Já os Modos verbais compõem os tempos verbais nos modos: Indicativo, subjuntivo e imperativo.

Os tempos verbais primitivos dividem-se em presente do indicativo, pretérito perfeito do indicativo, e infinitivo impessoal. Já os tempos verbais derivados são formados a partir dos primitivos. Modo indicativo: Presente, Pretérito e Futuro. Pretérito: Imperfeito, Mais que perfeito e Perfeito.

Portanto, os três tempos fundamentais que o verbo pode indicar são: o presente, o passado (que chamamos de pretérito) e o futuro. O tempo presente enuncia o fato como atual, e a ação, como praticada no momento em que se fala.

O futuro do presente é um tempo verbal do modo indicativo usado para indicar ações ou fenômenos que ainda não aconteceram no momento em que falamos (cantarei, dançarei, sorrirei):
...
Quando usar o futuro do presente (com exemplos)

  1. Estudarei amanhã à tarde.
  2. A mãe comprará algo para o lanche de amanhã.
  3. A loja fechará às 20h.

O verboser”, no presente do subjuntivo, apresenta a seguinte conjugação: [que] eu seja, [que] tu sejas, [que] ele ou ela seja, [que] nós sejamos, [que] vós sejais, [que] eles ou elas sejam.

Devia está conjugado no pretérito imperfeito do indicativo. Deveria está conjugado no futuro do pretérito do indicativo. Dever significa ter de, precisar, necessitar, carecer, agradecer, ter que.

Será: verbo ser
Será é a forma conjugada do verbo ser na 3. ª pessoa do singular do futuro de presente do indicativo.

A forma eu vou ir parece redundante. Eu irei fica melhor.

As formas verbais, no tempo futuro, terminadas em sílabas tônicas, são escritas com ÃO. Exemplos: estudarão, brincarão, falarão.

No Brasil ninguém mais usa "vou" para tempo presente, sendo a substituição obrigatoriamente com uso do gerúndio. Hoje dizemos: "estou indo ao mercado"; quando seria muito mais simples dizer: "vou ao mercado". A conjugação de passado também tem sido utilizada expressar futuro.

A forma "podia" pertence ao pretérito imperfeito do modo indicativo, que designa um fato passado mas não terminado, dando ideia de continuidade, de um processo que no passado era constante.

De modo geral, estamos acostumados a pensar o verbo como a palavra que indica uma ação, mas, na verdade, ele pode exprimir também: estado (“Eu estou cansada”); mudança de estado (“Ele se tornou o melhor da turma”); fenômeno da natureza (“Nevou em Gramado”);

O verbo é palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno da natureza, desejo, ocorrência. Ele apresenta as seguintes flexões de número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz. Exemplos: Sou feliz.

O verbo indica uma ação, um estado ou um fenômeno da natureza. O verbo é a classe de palavras que expressa ação, estado ou fenômeno da natureza. Sua conjugação envolve a flexão por pessoa e por número, o tempo, o modo e a voz utilizados.