É palavrão?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

substantivo masculino Palavra obscena, grosseira ou pornográfica, cujo uso pode ofender a quem dela é alvo; palavrada. [Gramática] Palavra grande e de pronúncia difícil. [Gramática] Expressão empolada, com palavras incompreensíveis, que transmite uma ideia mal-empregada.

Substantivo masculino que define ofensa ou vocábulo de baixo calão utilizado para ofender ou expressar opinião odiosa.

Porr*, Caralh*, Merd*, C*, Fudid*, Filho da P*t* e Cacet*!

Significado de Porra
O órgão sexual masculino; pênis. Uso Vulgar. Pej.

Brasil

A pesquisa aponta também que o Brasil está longe de ser o país onde mais se fala palavrões. Na Inglaterra e nos Estados Unidos, a taxa média de xingamentos por dia é cerca de 10 e 21, respectivamente. Por aqui, a média nacional de palavrões é de 6,61 — três vezes menor que o registrado pelos estadunidenses.

Sim. Palavrões podem ser tratados nas aulas de Língua Portuguesa dentro do eixo da análise linguística.

As ofensas registráveis por este canal são aquelas relacionadas aos crimes contra a honra: injúria, calúnia e difamação. O crime de ofensa ocorre quando o autor imputa à vítima: A prática de um crime sabendo que ela não o praticou (calúnia – Art. 138, do Código Penal).

Falar palavrões, de acordo com o que têm mostrado diversos estudos, pode ser muito bom para a saúde mental. Xingar é uma ferramenta efetiva para a liberação da raiva e da frustração.

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia: com 33 letras, esta palavra indica a fobia de pronunciar palavras grandes e complexas, principalmente em público, afinal, dá medo de errar! Link copiado!

O poder do tabu, é claro. Trata-se de realidade universalmente reconhecida: quase todas as línguas do mundo contêm palavrões. “Parece que assim que você tem uma palavra tabu e a percepção emocional de que a palavra vai causar desconforto para outras pessoas, o resto parece acontecer naturalmente”, disse Byrne.

Pessoas que xingam são mais felizes
Segundo o estudo, xingar melhora a circulação sanguínea, eleva a liberação de endorfinas e promove sensação de calma, controle e bem-estar.

O “palavrão” originou-se em tabus criados pela religião e pela vida em sociedade. Tudo que se relacionava a homem, animal e sexo foi motivo de controle rigoroso dos religiosos.

Desgraça
“Desgraça” automaticamente se refere à “falta de graça”, que significa a benção, ou graça divina. Para os supersticiosos, esta palavra pode atrair acidentes, problemas de energia e inveja.

Em entrevista ao UOL, a psicóloga Bárbara Santos explica que falar palavrão pode ser uma importante forma de expressar as emoções. Falar palavrão é bastante comum em nossa sociedade, funcionando, inclusive, como uma ferramenta de alívio da dor e do estresse.

Palavras de baixo calão são palavras que possuem conteúdo impróprio, inadequado, chulo, ofensivo, rude, obsceno, agressivo ou imoral. Como exemplo, podemos citar as gírias que buscam ofender determinadas pessoas.