É o último dia da semana?

Perguntado por: aagostinho . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Bem,oficialmente domingo é o último dia. A Organização Internacional de Padronização (ISO) estipulou, em 2004, os padrões mundiais de dias, horas e anos. Além dela, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) também qualifica o domingo como último dia da semana e consequentemente, a segunda-feira como primeiro.

domingo

Em diversos países, como Brasil, Portugal, Grécia, Japão, Estados Unidos, entre outros, o domingo é considerado o primeiro dia da semana. Isso se baseia em fundamentos bíblicos e etimológicos, além de estar enraizado na liturgia cristã e judaica.

E daí por diante até chegar o sábado, cuja origem é o termo hebraico shabbatt, considerado o último da semana para os judeus. Essa relação da feira com a missa deu origem também a outras palavras. "O termo latim fillius ecclesiae significa filho da Igreja, da assembléia.

A Organização Internacional para Padronização (ISO) estabeleceu, através da norma ISO 8601, um padrão que define o dia inicial de referência e a representação numérica dos dias da semana, sendo iniciada pela Segunda-feira (dia 1) e finalizando no Domingo (dia 7).

sábado

O sábado, por fundamentação bíblica e etimológica, é considerado o sétimo dia da semana, seguindo a sexta-feira e precedendo o domingo, é um dia de oração e de descanso para judeus e cristãos sabatistas.

Podemos afirmar que o domingo é o primeiro dia da semana, mas o primeiro dia útil é a segunda-feira. Numa tentativa de padronizar o primeiro dia da semana, em 2004, foi estabelecido pela Organização Internacional de Padronização na ISO 8601 que a segunda-feira seria o primeiro dia da semana.

Domingo: primeiro ou último dia da semana? Na tradição religiosa cristã, Domingo é o primeiro dia da semana que comemora a ressurreição de Cristo. Nos Evangelhos, Jesus morreu no dia de “preparação para o sábado (Lucas 23:54), ou seja, numa sexta-feira.

Até a Ressurreição de Jesus Cristo, Ele e Seus discípulos guardaram o sétimo dia como o dia santo. Após a Ressurreição, o domingo passou a ser santificado e considerado o Dia do Senhor, em lembrança de Sua Ressurreição naquele dia (ver Atos 20:7; I Coríntios 16:2).

O Sábado Sagrado para Israel
Na verdade, guardar o sábado como dia em que toda tarefa ordinária devia cessar, era uma característica nacional pela qual os israelitas se distinguiam dos povos pagãos, e isto era justo, pois a santidade do sábado se tornou um sinal do convênio entre o povo escolhido e seu Deus.

Na época, sábado significava 'dia do descanso' (vem de shabbat, em hebraico) e domingo, 'dia do Senhor' (do latim Dies Domenicus), quando cristãos se reuniam para louvar a Deus. É por isso que esses dias não levam a palavra feira, já que têm outros significados.

No Brasil e em Portugal, assim como na Grécia, no Japão, na Grã-Bretanha, nos Estados Unidos e em países anglo-saxões em geral, por fundamentação bíblica e etimológica, o domingo é considerado o primeiro dia da semana. Na liturgia cristã, assim como no judaísmo, também é considerado o primeiro dia da semana.

quinta-feira

A quinta-feira é um dia útil da semana considerado o quinto dia da semana, seguindo a quarta-feira e precedendo a sexta-feira.

O feira, de segunda a sexta, quer dizer, na origem, dia de festa e vem do latim «feria-». Domingo, do latim «dominicu-», quer dizer «(dia) do Senhor», portanto está em vez de uma «primeira» feira! Quanto a sábado (que seria a «sétima»!)

Entenda o significado da missa de sétimo dia
O número 7 na Bíblia é igual à perfeição, que é Deus. Em apenas sete dias, ele concluiu toda a Criação e, depois, descansou. Então, quando ocorre a passagem da vida na Terra para a vida eterna, a missa de sétimo dia faz memória daqueles que descansam em Deus.

10 E estava ali um homem que tinha uma das mãos ressequida; e eles, para o acusarem, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados? 11 E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tenha uma ovelha, e se num sábado a tal ovelha cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará?