É o símbolo máximo da nação brasileira?

Perguntado por: eassuncao . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

A Bandeira do Brasil é o símbolo máximo da representação da nação brasileira.

Descritos na Constituição Federal, os quatro símbolos oficiais do Brasil são: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais (ou Brasão Nacional) e o Selo Nacional.

A Bandeira do Brasil
Um símbolo nacional presente em todas as celebrações da Independência é a Bandeira Nacional. Diariamente, ela é hasteada no Palácio do Planalto, no Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente da República, e em prédios públicos.

Importante símbolo da nação brasileira
A bandeira do Brasil é a personificação do país, o principal componente para delimitar e diferenciar os territórios nacionais. É o símbolo mais importante da nação. Representa o patriotismo e envolve todas as histórias e características da população brasileira.

As Armas Nacionais, ou o Brasão da República, foi criado pelo engenheiro Artur Zauer no governo do Marechal Deodoro da Fonseca.

Oficialmente, os símbolos nacionais são: a bandeira, o hino, o brasão e o selo nacional. Destacamos nessa produção: o Brasão de Armas e o Selo Nacional. O Brasão de Armas simboliza a glória, a honra e a nobreza do Brasil.

Elas simbolizam a soberania de uma nação, representando sua história, seus valores, suas lutas e uma infinidade de outros elementos e sentimentos de um povo em relação ao seu país.

Os símbolos nacionais fazem a representação da cultura e identidade brasileira. Eles simbolizam o patriotismo da população e representam os valores da nação. Ao adotá-los, o Brasil está dando voz a toda a sua história e garantindo a soberania do país.

A bandeira, o hino, o selo e o brasão são símbolos de um país que representam a união e a identidade nacional de um povo.

As Armas Nacionais ou o Brasão de Armas do Brasil, comumente chamado Brasão da República, é um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, conforme estabelece o art. 13, § 1.º, da Constituição do Brasil. Os outros símbolos da República são a Bandeira Nacional, o Hino Nacional e o Selo Nacional.

azul celeste

O Selo Nacional foi criado logo após a Proclamação da República. De acordo com o decreto número 4 de 1889, o Selo Nacional é composto por uma esfera de cor azul celeste (igual a da Bandeira Nacional) tendo em sua volta um anel com as seguintes palavras: República Federativa do Brasil. Há duas versões do Selo Nacional.

A Bandeira do Brasil é o símbolo máximo de representação da nação brasileira perante os outros países. A bandeira do Brasil é formada por um retângulo verde, um losango amarelo no centro, uma esfera azul celeste dentro do losango, e uma faixa branca com a frase "Ordem e Progresso".

O sinal de mais é um operador binário que indica adição, como em 2 + 3 = 5.

O projeto original, do Poder Executivo, manteve uma tradição: a única estrela localizada acima da faixa de Ordem e Progresso, a chamada "Spica - Alfa de Virgem", continuou representando o estado do Pará, o estado mais ao norte do País no início da República. Naquela época, nem Roraima, nem Amapá existiam.

A única estrela a figurar acima do lema "Ordem e Progresso" representa o estado do Pará. Isso por que em 1889, o Pará era o estado com cuja capital estava mais ao norte do país. Belém ainda continua lá, mas com a criação do estado de Roraima, Boa Vista agora ostenta este título.

A estrela Spica se encontra acima da faixa que expressa “Ordem e Progresso” e representa o Estado do Pará, que no ano de 1889 correspondia ao maior território acima do paralelo do Equador. O Distrito Federal é representado pela estrela do tipo sigma do Octante.