E o ou a omoplata?

Perguntado por: aevangelista . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

A omoplata, a clavícula e o coracoide constituem a cintura escapular, um conjunto que serve para a articulação dos membros anteriores dos vertebrados tetrápodes.

A escápula é o osso localizado na região abaixo do ombro e quando o paciente apresenta dor na escápula, pode ser o resultado de diversas situações, algumas mais simples, outras mais importantes.

O cal OU a cal? Cal é substantivo feminino. No caso do pênalti, a bola deve ser colocada na marca da cal. 4.

Muita gente vem dando à palavra pernoite o gênero feminino, quando, na verdade, se trata de um substantivo masculino. Portanto, o correto é dizer: o pernoite.

Guarde essa: a palavra ALFACE é feminina. Diga, portanto, que a alface está bonita e barata. Outra palavra em que as pessoas tropeçam na hora de determinar o gênero é a palavra DÓ. Nada de dizer que você tem MUITA DÓ dos cachorrinhos abandonados.

A escápula, também conhecida como omoplata, é um osso triangular, achatado, localizado na parte posterior do tronco, sobre a superfície posterior das costelas 2 a 7.

Causas de dor na escápula. Por ser um osso localizado em uma região de grande movimento, próximo ao ombro, pescoço e membro superior, o paciente pode sentir dor na escápula como resultado de movimentos abruptos, força excessiva, problemas na coluna ou ainda, ser uma dor referida (irradiada para outros membros).

A escápula é um osso plano e triangular que se encontra entre a segunda e a sétima costelas. Possui duas superfícies (ventral e dorsal), três bordas (superior, lateral e medial) e três ângulos (superomedial, inferomedial e lateral)(35).

Se você está sentindo dor intensa e prolongada na região da escápula, procure seu médico ortopedista imediatamente. Ele avaliará seu histórico médico e saúde geral e fará perguntas sobre seus sintomas. Além disso, examinará todo o ombro e a escápula, procurando lesões, fraqueza ou rigidez.

O osso escápula é um osso grande, chato e com formato triangular. Localiza-se na porção postero-superior (costas) do tórax, ligado a clavícula formando a cintura escapular, que permite a união de cada membro superior ao tronco. Palavras-chave: anatomia, sistema ósseo, tórax, omoplata.

Coloque uma mão em uma mesa que fique mais ou menos na altura da sua cintura. Estabilize-se e tente relaxar os ombros. Suspenda o outro braço, mas mexa-o para frente e para trás, como um pêndulo, até ouvir a sua escápula estalando. Se isso não acontecer, passe a fazer movimentos circulares com 30 cm de diâmetro.

A laringe, muitas vezes chamada de caixa de voz, é um dos órgãos que permite a fala. Ela contém as cordas vocais. A laringe está localizada no pescoço, acima da abertura da traqueia e ajuda a proteger a traqueia e a via aérea no momento de engolir alimentos e líquidos.

ferrugem - nome feminino

singularferrugem
pluralferrugens

Telefonema é um substantivo masculino. Devemos, portanto, dar um telefonema. As palavras terminadas em “-ema”, geralmente de origem grega, são masculinas: o problema, o estratagema, o trema, o telefonema... Nem todas as palavras terminadas em “a” são femininas.

De acordo com o Aurélio, a palavra “champanhe” provém do francês “champagne” e é um substantivo masculino, como defende a maioria dos gramáticos. Logo, peçamos o champanhe.

* O guaraná ou a guaraná? “Guaraná” é uma palavra masculina, portanto, o correto é dizermos “o guaraná”. * O musse ou a musse? Dois conhecidos dicionários, o Aurélio e o Houaiss, consideram como correta a forma feminina.

O couve ou A couve? Qual o certo? De acordo com o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, a palavra couve é gramaticalmente classificada como substantivo feminino. Portanto, o correto é a couve.

açúcar (nome masculino) -

Resposta: * ”Soja” é um substantivo feminino: a soja - é uma redução ou uma maneira simplificada de falar em feijão-soja, que neste caso é substantivo masculino: o feijão-soja. Daí é que também se ouve ”o soja” : a palavra feijão fica subentendida.

Continuar lendo