E o bebê que estoura a bolsa?

Perguntado por: iperes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

A ruptura da bolsa é quando o saco amniótico, que é a bolsa membranosa que envolve o bebê, se rompe e libera o líquido que está em seu interior. De forma geral, esse é um dos sinais que surgem no início ou durante o trabalho de parto.

Quanto tempo demora para o bebê nascer depois que a bolsa rompe? As evidências científicas mostram que nas gestações a termo, 50% das pacientes vão entrar em trabalho de parto nas primeiras 16 horas e 95% em até 76 horas.

Quando a bolsa estoura, há liberação de um líquido transparente ou amarelo claro e sem odor, cuja liberação não é possível controlar e pode sair em muita ou pouca quantidade de forma constante.

O grande sinal de que você está em trabalho de parto é o início das contrações uterinas regulares. No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo.

O sexo durante a gestação é permitido, desde que não haja contraindicação do médico obstetra, e a mulher se sinta confortável para ter relações sexuais. O contato íntimo não machuca o bebê, que está abrigado dentro do útero.

A data provável do parto é aquela em que a maioria dos bebês nasce: 40 semanas. Mas está tudo bem nascer um pouco antes ou um pouco depois, pois o bebê ainda estará com 9 meses. Depois de 40 semanas, chamamos de “pós datismo”. A literatura mostra que alguns bebês podem chegar até no máximo 42 semanas.

O quadro do sofrimento fetal acontece quando há diminuição ou perda da oxigenação e de nutrientes para o bebê. Isso se dá devido à extração de oxigênio ineficiente pela placenta ou pela má perfusão vascular materna. Didaticamente, o sofrimento fetal é dividido em dois tipos, sendo o primeiro crônico e o segundo agudo.

“Quando a bolsa se rompe com mais de 34 semanas (portanto, com quase 8 meses completos) não há perigo, mas a paciente deve ir direto para o hospital. Nesse caso, o parto pode ser induzido ou pode ser realizada uma cesárea.

Se a bolsa romper antes do fim da gestação, vá para a maternidade e ligue para seu obstetra. Há casos em que o médico consegue adiar o parto para que o bebê se desenvolva um pouco mais. Como o líquido continua a ser produzido pela placenta, a mulher deve ficar em repouso para mantê-lo.

Como o fundo do útero fica mais espesso e sobe durante o parto, vão caber cada vez menos dedos. Quando couberem cerca de 3 dedos, as mães podem pensar em ir para o hospital a dilatação deve estar em cerca de 5 centímetros. E quando couber apenas 1 dedo terá dilatação total.

Os médicos definem que um bebê está encaixado quando a cabecinha (ou o bumbum) entra dentro da bacia óssea da mãe e fica fixo na pelve da mulher, sem ficar mais se movendo com tanta liberdade.

Alongamento dos músculos do abdômen
Com o crescimento do útero e o desenvolvimento do bebê, a barriga pode começar a ficar dura logo no início da gravidez, principalmente devido ao alongamento excessivo dos músculos do abdômen.

Os médicos afirmam que essa movimentação toda é fruto de uma boa oxigenação e nutrição. Porém, não se assuste se o seu pequeno for mais quietinho, pois essa situação também é completamente normal.

Com quantas semanas o bebê encaixa? O encaixe do bebê – seja da cabeça ou das nádegas – na pelve materna geralmente ocorre na 36ª semana gestacional, mas existe a chance do encaixe acontecer mais tarde na gestação ou no decorrer do trabalho de parto.

Ajude seu bebê a se encaixar no canal do parto

  1. Caminhada. As caminhadas diárias permitem que os ossos pélvicos se movam e liberem a tensão muscular na região abdominal e pélvica. ...
  2. Dance. ...
  3. Agachamento. ...
  4. Sentar-se na bola medicinal. ...
  5. Ficar de joelhos. ...
  6. Hidroterapia pré-natal.

Tombos e pancadas são as situações mais comuns que colocam em risco a vida do bebê. No entanto, alguns fatores externos como ondas de radiação e roupas apertadas também podem interferir na saúde e desenvolvimento do bebê durante a gestação.

Dormir de barriga para cima não é recomendado porque o útero acaba causando uma compressão do sobre os vasos sanguíneos do abdome, especialmente sobre a veia cava (que traz o sangue de volta dos membros inferiores para o coração). No entanto, não é nada "grave" ou que possa fazer mal para o bebê.

Os pulmões são os últimos órgãos a desenvolverem-se no bebé.

O abacaxi é uma das frutas mais capazes de induzir o parto. Ele contém bromelaína, que "amadurece" o colo do útero e é um dos segredos do processo. Coma rodelas inteiras, tome suco ou faça uma vitamina de abacaxi.