É nós ou somos nós?

Perguntado por: aleiria . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

O sujeito é o pronome nós, portanto. A regra então é: nas frases com o verbo ser que tenham um pronome pessoal, a concordância verbal se faz com o pronome: O cliente somos nós.

Concordância do verbo ser com sujeito ou predicativo do sujeito. A concordância verbal poderá ser feita com o sujeito ou com o predicativo do sujeito sempre que um desses termos for representado por um pronome pessoal reto (eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas).

Tha, “fala para nós” não está errado e até entra na linguagem formal; “fala para a gente” ou “fala pra gente” estão corretos (vê flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/1039), mas são informais. O formal seria: fale-nos de sei-lá-o-que.

A forma correta de escrita da palavra é somos, se quisermos referir a forma conjugada do verbo ser na 1.
...
ª pessoa do plural do presente do indicativo: nós somos.

  1. somos amigos;
  2. somos jovens:
  3. somos lindos;
  4. somos irmãos;
  5. somos livres;
  6. somos nós;
  7. ...

Aprenda o uso correto de pronomes do caso reto e oblíquos
Você diria para ela: “Isso é entre mim e ele” ou “isso é entre eu e ele”? Buzina para quem optou pela segunda. O correto é “entre mim e ele”!

Quem É eu? ( e não : quem SOU eu). O SUJEITO; "EU" SERÁ O PREDICATIVO.

O pronome regido pela preposição entre deve aparecer na forma oblíqua. Assim, é correto dizerentre mim e ele, entre ela e ti, entre mim e ti.

O correto é conjugar o verbo na primeira pessoa do plural com o pronome nós e na terceira pessoa do singular com a expressão a gente. Com nós, o verbo fica conjugado na 1. ª pessoa do plural: Nós andamos.

Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são.

Agora, SÃO meio dia ou É meio dia? Bem, essa também é fácil. A segunda forma é a correta, isto é, É meio dia!

A forma correta de escrita da palavra é serão.

As duas formas – serão e vão ser – existem na Língua Portuguesa, ambas as expressões estão corretas. Ou seja, ambas indicam uma situação futura.

As expressões de quantidade, medida, peso, valor, tempo — como é muito, é pouco, é suficiente, é caro, é barato — são invariáveis.

1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural).

Essa confusão é comum e deve-se ao fato de essas palavras serem formações irregulares dos graus comparativo e superlativo relativo de superioridade tanto dos adjetivos bom e mau _que têm plural_ como dos advérbios bem e mal _que são invariáveis.