E nós ou nos e?

Perguntado por: enunes . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Nos e nós são pronomes pessoais, ambos indicativos da 1. ª pessoa do plural. Nós é um pronome pessoal do caso reto, assumindo a função de sujeito da oração. Nós pode ser ainda um pronome pessoal oblíquo tônico, assumindo a função de objeto indireto da oração.

Nos e nós são pronomes pessoais e indicativos na 1ª pessoa do plural. A principal diferença entre ambos é a forma como cada um assume uma função. Nós é um pronome do caso reto e assume a função de sujeito da oração. Além disso, também é um pronome pessoal oblíquo tônico, com função de objeto indireto da oração.

O com nós só se emprega quando acompanhado de palavras reforçadoras como próprio, mesmo, todo: As cartas ficarão com nós todos. Paulo jantou com nós dois ontem à noite. Queremos estar de bem com nós mesmos. Sem a palavra de reforço, o conosco pede passagem.

1 sinônimo da palavra nós: Em linguagem informal: 1 a gente.

A palavra nós, como você já deve saber, é um pronome pessoal reto que indica ideia de grupo. A palavra gente é um substantivo que também pode desempenhar a função de locução pronominal e, ao exercer essa função na frase, adquire o mesmo valor semântico do nós.

– Se a última sílaba do verbo for nasal – am, em, ão, õe, – os pronomes serão substituídos por, na, no, nas, nos. Exemplo: abrem-nos, vão-nos. – Quando o verbo está conjugado no futuro do indicativo, eles jamais poderão ser precedidos de um pronome. Coloquei-o (errado), o correto seria o venderei ou vendê-lo-ei.

Pronomes pessoais
O locutor (ou quem fala): 1ª pessoa, que seria “eu” (no singular) ou “nós” (plural); O interlocutor (com quem se fala): 2ª pessoa, que seria “tu/você” (singular) ou “vós/vocês” (plural); O assunto (de quem ou do que se fala): 3ª pessoa. que seria “ela/ele” (singular) ou “elas/eles” (plural).

pronome Pessoa que fala e mais uma ou várias; a gente: nós ficamos muito assustados com o tiroteio. [Gramática] Pronome com função de sujeito que indica a primeira pessoa do plural: eu, tu, ele, nós, vós, eles. [Gramática] Com função de sujeito: nós voltamos para casa.

O pronomenós” exerce função de complemento e, por isso, passa a ser um pronome pessoal oblíquo. Como complemento, esses pronomes podem ser acompanhados de preposição (sendo chamados de pronomes oblíquos tônicos) ou não (sendo chamados de pronomes oblíquos átonos).

Tanto "nós vamos" como "a gente vai" está correto. "Nós" é pronome pessoal do caso reto e "a gente", locução pronominal. Semanticamente, "a gente" tem o mesmo valor de "nós", equivalendo-se; portanto, são sinônimos.

Tanto a expressão “para eu” quanto a “para mim” estão corretas, existem e podem ser utilizadas na língua portuguesa. Entretanto, deve-se usar cada uma em situações diferentes. “Para eu” deve ser usado quando se assume a função de sujeito e “para mim”, quando se assume função de objeto indireto.

“No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

JUNTO ou JUNTOS? É um adjetivo e deve concordar com o substantivo a que se refere: “Os fortes sentimentos vêm JUNTOS”; “Em campo, Romário e Ronaldo JUNTOS”; “Uma vitória que a dupla de atacantes quer comemorar jogando JUNTA por muito tempo ainda”.

Se for apenas uma pessoa, a forma correta será “ajudar”, no singular. Se for mais que uma pessoa, a forma correta será “ajudarem”, no plural. Espero ter esclarecido sua dúvida!

Continuar lendo