E normal ver a lua de dia?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

A lua pode ser vista durante o dia graças às diferenças no horário do seu surgimento no céu e pela inclinação dos raios solares.

Eclipse solar é um fenômeno astronômico que acontece quando a Lua está posicionada entre o Sol e o planeta Terra e há o alinhamento entre os três astros. Os eclipses solares ocorrem cerca de duas vezes ao ano e são registrados durante a fase nova da Lua.

Mas, para essa pessoa no Japão, a Lua estará se pondo no oeste, enquanto ao mesmo tempo, para alguém no Brasil, a Lua estará nascendo no leste, ou vice-versa.. Dependendo da fase da Lua, ela nasce em horários diferentes.

Na Bíblia, há uma profecia sobre o fim do mundo, em Joel 2:31. Essa profecia fala sobre a Lua se tornar sangue: “O Sol se tornará em trevas, e a Lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor”. Em Apocalipse 6:12, esse acontecimento é mencionado novamente ao retratar o fim do mundo.

Somente em casos raros, como de grandes erupções vulcânicas, é que percebemos a Lua com uma coloração diferente. A Lua azul de 2023 foi, também, uma superlua. Ela pôde ser observada nos céus de todo o mundo no dia 30 de agosto. Esse fenômeno apresenta um forte significado religioso e místico.

Fevereiro é o único mês no qual não pode ocorrer uma lua azul pois mesmo nos anos bissextos o mês é mais curto que a duração de um ciclo lunar.

Para descobrir como a lua estava ou estará em seu aniversário, acesse o site Dial-A-Moon e, no campo superior, digite mês, dia e hora desejados (nesta ordem). Em seguida, clique em "Update". Vale lembrar que o horário considerado pela ferramenta da NASA é o UTC, 3 horas à frente do horário de Brasília.

A próxima superlua irá aparecer apenas em 2037.

O “sumiço” da Lua é algo comum durante a fase da Lua Nova. Nesse período, explica o cientista, é que devemos mirar os telescópios para o céu com o intuito de observar melhor outros corpos celestes. "Muita gente acredita que a fase da Lua Cheia é a melhor fase para se usar o equipamento.

Ademais, a Lua serve como uma proteção extra ao planeta Terra, já que funciona como um escudo protetivo contra a queda de asteroides e cometas. Ela também tem influência na inclinação do eixo terrestre, assim como no movimento de rotação, que permite a sucessão entre os dias e as noites terrestres.

A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.

“A Lua não emite luz, não tem luz própria. Quando olhamos para o céu e a vemos brilhante e imponente, olhamos na verdade o Sol na Lua. O Sol é fonte de luz primária, um corpo luminoso. A Lua é fonte secundária, um corpo iluminado”, comentou o professor Diego Mendonça.

O movimento em que a Lua gira em torno da Terra é chamado de revolução. Dura aproximadamente 28 dias, assim como a rotação. Este período de 28 dias, em que a Lua gira ao redor da Terra e ao redor de si mesma se chama mês lunar.

Lua Cheia
Nesta fase, a Lua nasce aproximadamente às 18 horas e se põe aproximadamente às 6 horas do dia seguinte.

A Lua (SELENE) é a deusa grega que representa todas as fases da Lua. Selene, vem de selas, significando luz e claridade. É filha dos titãs Hiperion e Téia (deusa da luminosidade), ambos filhos de Urano (deus Céu).

A existência das fases da lua é explicada pelo movimento de revolução desse satélite em torno da Terra e também em torno do Sol (translação), o que faz com que haja alternância na face iluminada da lua e na maneira como ela é observada da superfície terrestre.

No caso de eclipse total, como o da madrugada, todo o corpo visível da Lua é obscurecido pela sombra da Terra, e nesse momento o satélite adquire uma tonalidade avermelhada, razão pela qual esse fenômeno é popularmente conhecido como “Lua de sangue”.

Em particular, a Lua rosa recebe o nome de uma flor silvestre rosa quente, Phlox subulata, que cresce em um tapete espesso de folhagem vibrante, comumente referido como flox rastejante, flox musgo ou rosa musgo.

Embora a denominação “de morango” pareça indicar uma mudança na coloração do satélite natural da Terra, o apelido está relacionado, na verdade, ao período de colheita de morangos naquele país, e foi escolhido por povos nativos que iam para o campo para o plantio de frutas, verduras e legumes.