É normal um filhote de cachorro nasce menor que outro?

Perguntado por: drosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

Os filhotes que nascem menores são comuns e, muitas vezes, só precisam ser bem alimentados e supervisionados. Porém, o melhor a se fazer é pecar pelo excesso de cuidado e ter certeza de que não há nenhum problema de saúde.

O ideal é não pegar, principalmente no caso dos cães que ainda contam com a presença da mãe. Isso porque o cheiro que deixamos no filhote pode fazer com que a cadela não os reconheça e acabe rejeitando a cria. Mesmo que o filhote seja órfão, seu sistema imunológico dos recém-nascidos ainda é muito frágil.

O ideal é que você compre um cão da terceira ninhada que tenha o mesmo pai. Assim, você terá certeza de que os animais já produziram filhotes saudáveis antes. A mãe terá um grande impacto na saúde e na personalidade do filhote. Uma cadela "ruim" provavelmente produzirá uma ninhada fraca, mesmo que o pai seja "bom".

Para saber se já nasceram todos os filhotes da cadela, é preciso considerar estes três aspectos:

  1. Faça exames de rotina (radiografia ou ultrassom) antes do parto;
  2. Conte as placentas – Só há uma placenta por filhote;
  3. Observe os movimentos da cadela ao nascer o último filhote.

Alguns cães pequenos ou de médio porte costumam parir entre 1 e 2 cãezinhos na primeira gestação, mas quando se trata de um cachorro grande esse número pode ser um pouco maior, entre 3 e 5 filhotes - lembrando que, no caso de animais maiores, o primeiro cio pode demorar um pouco mais para acontecer, normalmente entre ...

Cerca de 40% dos cachorros nascem de nádegas.

O tempo que leva para uma cadela parir depois de romper a bolsa é de apenas alguns minutos. A cachorra lamberá o filhote e cortará o cordão umbilical. O tempo que uma cachorra leva para parir entre um filhote e o outro é muito variável, oscilando em intervalos de entre 15 minutos a 2 horas.

Sendo assim, um ponto extremamente importante em relação a isso é jamais punir a cadela apenas porque ela comeu os filhotes. Se você a vir fazendo isso, apenas procure evitar de alguma maneira que isso aconteça a outros cãezinhos.

Filhotes saudáveis são ativos, comem bem, tem fezes firmes e marrons, não tem secreção nos olhos ou no nariz, não tem tosse, tem o pelame brilhante e sem falhas e não devem ter coceira ou feridas pelo corpo. Também possuem as orelhas limpas e sem cheiro. O abdome é ligeiramente abaulado e macio.

A determinação da idade do animal é fundamental. Os cachorros só abrem os olhos entre o 10º e o 15º dia; se ainda tem os olhos fechados significa que é muito pequeno e que vai precisar de maior atenção e cuidado.

Não é possível determinar com certeza se um filhote de cachorro puxa mais a mãe ou o pai, já que as características herdadas por um filhote são uma combinação de características genéticas de ambos os pais, avós, bisavós, e toda.

Uma fêmea de pequeno porte costuma parir de dois a três filhotes no mesmo parto, embora possa gerir até seis animais”, enumera. “Por outro lado, raças de grande porte normalmente produzem ninhadas de oito ou até doze filhotes”.

Em um cio longo, quanto mais a cadela cruzar, mais filhotes ela vai ter. Mas sem paranoia. Saiba que para sua cadela pegar cria, ou seja, para você ter filhotes de sua mascote, basta uma única cópula, um único cruzamento no dia de maior fertilidade dela.

A retenção de placenta é a não expulsão da placenta dentro do período de 12 horas após o parto. O comum é considerar um caso de retenção de placenta se a expulsão não tiver ocorrido até o dia seguinte. A retenção de placenta é a não expulsão da placenta dentro do período de 12 horas após o parto.

Para ajudar ajudar no parto da cadela, é importante respeitar o local que a cadela escolheu e deixar o ninho com mantas confortáveis é um modo de ajudar no parto, mas desde que isso não seja um risco para ela e seus filhotes.

O valor de uma cesárea de cachorro pode variar entre R$1.200 e R$3.500 e por isso só é indicado em casos realmente necessários.

Assim como em humanos, cada gestação canina é única, por isso a quantidade de filhotes pode variar de uma gestação para outra. Geralmente, na primeira ninhada vem sempre menos cachorrinhos. Isso se deve ao processo de desenvolvimento do organismo da cadela que ainda está ocorrendo.

Não costuma ser frequente, mas cadelas de primeira viagem ou obesas podem deitar em cima de seus filhotes sem perceber. Ofereça uma cama espaçosa porque lugares apertados, bacias, por exemplo, podem promover esse tipo de acidente.