É normal um celular novo esquentar?

Perguntado por: uamorim7 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Apesar de ser comum, isso não significa que seja uma situação normal. Como em qualquer outro dispositivo eletrônico, os smartphones produzem calor por causa das correntes de energia em seus componentes.

Isso ocorre devido ao próprio funcionamento do produto, que libera e utiliza muita energia, fazendo com que os dispositivos elevem a sua temperatura. Além disso, a depender do material do celular, o aparelho apresentará uma sensação maior de aquecimento. Portanto, o calor é normal, mas não pode ser nada exagerado!

O dispositivo pode esquentar
Carrega o dispositivo sem fio. Usa apps, jogos ou recursos com muitos gráficos ou que exigem o uso intensivo do processador, incluindo apps de realidade aumentada. Transmite vídeo de alta qualidade.

Pois bem, a temperatura ideal seria 15ºC, aquela que normalmente se verifica quando o equipamento está em standby. A partir do momento que começas a mexer nele essa temperatura irá, naturalmente, subir. Assim, o ideal será conseguir manter o equipamento entre os 20ºC e os 25ºC, no máximo.

Enquanto o aparelho estiver esfriando, evite coloca-lo para recarregar e não deixe o produto exposto a altas temperaturas. Além disso, de forma alguma coloque o celular na geladeira. E se mesmo assim nada funcionar, você vai precisar de ajuda de uma assistência especializada.

O aplicativo Resfriador De Celular, disponível grátis para Android, permite controlar a temperatura do aparelho para evitar superaquecimento dos componentes. O app detecta serviços pesados que consomem demasiadamente a CPU do dispositivo e encerra suas atividades para que eles não esquentem em excesso o smartphone.

O dfndr security é um aplicativo grátis da PSafe para Android que permite otimizar o celular. Em poucos toques, a ferramenta realiza diversas tarefas que melhoram o desempenho geral do sistema operacional do Google.

O dfndr security, aplicativo de segurança gratuito para Android, possui a função Resfriar CPU que envia notificações em caso de superaquecimento e fecha os apps que estão aquecendo seu celular.

Durante o dia, carregue baterias de lítio gradualmente
Se você for carregar seu celular durante o dia, evite deixar o aparelho na tomada por longos períodos. Então, faça uma primeira recarga até 40%, depois, de 40% para 80%. Com essa estratégia, você mantém e até mesmo prolonga a vida útil do smartphone.

É normal o S22 esquentar? É normal que os smartphones, incluindo o Samsung Galaxy S22, aqueçam durante o uso.

Quando o celular está descarregando rápido, pode também ser devido ao aquecimento do aparelho — seja ele interno ou externo. Em caso de problema interno, o ideal é levar o aparelho a uma assistência técnica especializada para identificar as causas.

Alguns consumidores reclamam que seus iPhone 13 aquecem durante o uso ou quando estão carregando a bateria. O iPhone 13 superaquecer durante o carregamento é um problema significativo e provavelmente é resultado de um problema de software ou de hardware.

É normal que o iPhone fique quente com uso pesado em jogos ou durante a gravação de vídeos por longos períodos. No entanto, se o smartphone costuma esquentar frequentemente (mesmo com uso normal), está na hora de verificar a saúde da bateria do aparelho.

É natural que com o passar do tempo a bateria do iPhone (e de qualquer outro celular) descarregue com mais rapidez. O componente, feito de íon de lítio, vai se desgastando e chega um momento em que o ideal é trocá-lo para recuperar a velocidade do celular e evitar desligamentos repentinos.

Procurar manter a temperatura de uma bateria de lítio íon abaixo de 30°C e carregá-la com uma tensão abaixo de 4,2V por célula irá prolongar a vida útil da bateria. Expor uma bateria a alta temperatura irá reduzir sua vida útil.

Não deixe a bateria ficar muito quente
As baterias ficam mais “sadias” com temperatura de até 72º graus centígrados ou menos. Expor a bateria acima de 90º é considerado prejudicial para sua química. Assim, preste atenção para não deixar o smartphone sendo carregado sob a luz do sol, por exemplo.

Outro indicador importante, e que pode ser verificado nas configurações do dispositivo Android, é a temperatura da bateria do dispositivo, que o normal é estar em 0 e 35ºC.