É normal um bebê nascer com 2 kg?

Perguntado por: aqueiroz . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 17 votos

Segundo o ginecologista e obstetra Leomar Martins, que fez o parto de Gael, toda a equipe ficou perplexa com o tamanho da criança. O médico ressaltou que recém-nascidos acima de 4 kg são atípicos. Normalmente, eles nascem com peso entre 2,5 kg e 4 kg.

Quanto menor o peso ao nascer, maiores os riscos de complicações, tais como: baixos níveis de oxigênio ao nascer, incapacidade de manter a temperatura corporal, dificuldade de se alimentar e ganhar peso, infecções , síndrome do desconforto respiratório (uma doença respiratória da prematuridade causada por pulmões ...

Portanto, dê preferência para as carnes magras, aveias, castanhas, frutas, legumes, leite desnatado e feijão! Procure manter uma alimentação o mais livre de gorduras e açúcares possível.

Se durante os exames de ultrassom for constatado que o feto está abaixo do peso, o obstetra pode indicar a introdução de alguns alimentos que auxiliarão no aumento de peso, como os ricos em proteína. Outra opção são alguns suplementos vitamínicos.

O prematuro é a criança que nasceu pré-termo, ou seja, antes de completar 37 semanas de gestação, podendo ser classificado de acordo com a idade gestacional ao nascer, sendo o prematuro limítrofe aquele nascido entre 36 e 37 semanas; moderado nascido entre 31 e 36 semanas e prematuro extremo aquele nascido entre 24 e ...

A Restrição de Crescimento Intra-Uterino (RCIU) é uma condição em que o feto tem peso menor do que deveria, porque não está crescendo conforme deveria dentro do útero. Frequentemente o atraso no crescimento coloca o bebê em risco de certos problemas de saúde durante a gravidez, parto e após o nascimento.

Características do bebê prematuro
Normalmente, esses bebês apresentam baixo peso, menos de 2,5 kg. Os muito prematuros podem pesar bem menos do que isso.

Nesta fase, o bebê tem cerca de 18 polegadas (6,8 cm) da cabeça aos pés e 12 polegadas (32,9 cm) da cabeça aos pés, que é o tamanho de uma acelga suíça. O peso do bebê esta semana é de cerca de 2,7 kg.

Na média, ao final do primeiro mês, espera-se que o bebê tenha engordado 30 gramas por dia, o que dá quase um quilo durante o período.

E para saber se ele ganha peso, o ideal é fazer consultas periódicas no pediatra (no primeiro mês, tem uma logo após o bebê sair do hospital, outra uma semana depois e uma seguinte duas semanas após. Mais ou menos isso) ou, então, tentar uma “solução caseira” para pesar a criança.

O baixo peso ao nascer é um indicador valioso de saúde pública para saúde materna, nutrição, atendimento de saúde e pobreza. Recém-nascidos com baixo peso ao nascer têm um risco 20 vezes maior de morrer do que recém-nascidos com peso ao nascer >2500 g.

(Limitação do crescimento intrauterino)
O recém-nascido pode ser pequeno, porque os pais são pequenos, porque a placenta não teve um funcionamento normal, porque a mãe tem um problema de saúde ou usou drogas, fumou ou consumiu bebidas alcoólicas durante a gravidez.

O nascimento
Quando a termo, fetos normais chegam a pesar 3400g. Durante as últimas semanas, o feto ganha aproximadamente 14g ao dia.

Ao final de uma gestação sem intercorrências, o ganho de peso oriundo de tecido adiposo é somente de 4kg. Tão pouco é necessário desespero para emagrecer após o parto, pois boa parte do peso ganho diminuirá no momento do parto. Ganhar peso é muito diferente de enGORDar.

Exceto em casos de doenças da gravidez, como na pré-eclâmpsia, onde há um acúmulo acima do normal de líquidos. A maior parte do ganho de peso na gravidez ocorre no 2º e 3º trimestre.