É normal um bebê de 3 meses dormir a noite toda?

Perguntado por: avargas . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

Entre três e seis meses de idade, muitos bebês começam a dormir a noite toda. É improvável que seu filho durma 10 horas de uma vez, mas provavelmente dará início a um sono longo e sem interrupções, acordando para mamar apenas uma vez durante a noite. Aos três meses, deverá dormir de 9 a 10 horas por noite.

O número de horas que o bebê deve dormir depende da idade e do seu grau de desenvolvimento, mas o recomendado é que o recém-nascido durma entre 16 a 20 horas por dia, distribuídas em períodos de poucas horas ao longo do dia. No entanto, com o crescimento, é possível que o bebê durma a noite toda e sozinho.

Entre 3 e 4 meses: nessa fase, os bebês dormem cerca de 15 horas, sendo a maioria durante a noite (10 horas, podendo acordar por fome, por exemplo) e o restante dividido em sonecas ao longo do dia; Entre 5 e 6 meses: os bebês nessa idade dormem cerca de 14 horas diárias e já emendam um sono noturno de 7 horas seguidas.

O que é a crise dos 3 meses no bebê? Essa 'crise' é um marco no desenvolvimento cognitivo e motor infantil. É quando os bebês começam a enxergar melhor as imagens, reconhecem os sons com mais clareza, movimentam o pescoço em direção aos estímulos externos e levantam a cabeça quando ficam de barriga para baixo.

Quais são os principais sintomas da crise dos 3 meses?

  • inquietação;
  • aumento do choro;
  • diminuição das mamadas;
  • sensação de produção insuficiente de leite por causa do tamanho dos seios da mãe;
  • dificuldade no ganho de peso.

Sintomas da hipoglicemia

  1. Tremores;
  2. Hipotonia (bebé “mole”);
  3. Dificuldade na alimentação;
  4. Hipotermia;
  5. Apneia (pausa respiratória superior a 20 segundos associada a cor azulada da pele);
  6. Letargia (bebé não reativo);
  7. Convulsões.

Tudo depende da idade do bebê que você tem em casa. O recomendado é que, nos primeiros meses, o neném possa mamar com livre demanda, sem rigidez de horários. Ele vai acordar a cada três horas, mas caso não acorde sozinho, a mãe deve intervir.

Os responsáveis pela pesquisa acompanharam 298 recém-nascidos durante os seis primeiros meses de vida e observaram que, para cada hora acrescentada ao sono noturno — período entre 19 horas e 8 horas, os bebês passaram a ter um risco 26% inferior de engordar.

O bebê com 3 meses já reconhece melhor a voz e a imagem dos pais, responsáveis e familiares, movimentando o pescoço em direção às pessoas, vozes, objetos e sons. Além disso, quando colocados de bruços, os bebês normalmente conseguem levantar a cabeça, parte do tronco e os ombros.

De 01 a 03 meses – 4 a 5 sonecas por dia (mamam por livre demanda e acordam geralmente para serem alimentados) De 03 a 04 meses – 3 a 4 sonecas. De 5 a 08 meses – 3 sonecas. De 9 a 15 meses – 2 sonecas.

0 a 3 meses: 3 a 6 sonecas por dia; 4 a 8 meses: 2 a 3 sonecas por dia; 9 a 18 meses: 1 a 2 sonecas por dia; 18 meses a 3 anos: 1 soneca por dia.

A cabeça do bebê é formada por seis ossos e um tecido flexível e elástico chamado sutura. Esta região “mais macia” é chamada de moleira, mas seu nome científico é fontanela. Há duas fontanelas na cabecinha da criança, a primeira na região anterior e a segunda na parte de trás.

Para bebês entre 3 e 6 meses de idade
Durante essa fase, os bebês consomem cerca de 114 a 170 ml cada vez que se alimentam.

A partir dos 3 meses de vida, a glândula parótida, que produz a saliva, começa a operar a pleno VAPOR. Só que o bebê ainda não sabe que deve engolir a saliva em excesso. Para complicar, ainda não controla totalmente os músculos do rosto que precisaria usar.

Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente.
O número de vezes que seu bebê faz cocô e xixi por dia é um bom indicador de que ele está recebendo leite suficiente. Leia nosso artigo sobre o padrão que o bebê deve seguir em Amamentar seu recém-nascido: o que esperar na primeira semana.

Aos 3 meses, os bebês podem ficar nas cadeirinhas que têm todo o apoio para as costas e também para a cabeça. Entre 5 e 7 meses, podem se sentar com apoio correto para a coluna. Depois dessa idade, já não precisam de suporte para permanecer nessa posição.

Sua bebê ainda não tem maturidade intestinal, neurológica e imunológica para iniciar outros alimentos. Além disso, sucos só devem ser oferecidos após os 2 anos.

A alimentação do bebê nos primeiros 6 meses, deve ser feita somente com leite materno, ou fórmula infantil. O leite materno fornece todos os nutrientes que o bebê precisa e deve ser oferecido sob livre demanda, ou seja, quando o bebê quiser.