É normal tremer depois de beber energético?

Perguntado por: rribeiro . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4 / 5 14 votos

Abuso de bebidas energéticas pode causar tremores, dor de cabeça e aumentar as taxas de contração do coração. Beber uma latinha eventualmente não apresenta riscos, mas a superdosagem de bebidas energéticas pode causar reações como tremores, diarreia e dor de cabeça.

Tome muita água: A cafeína também tem um efeito diurético que desidrata o nosso corpo se não for bem controlada. Tomar água ajuda na recuperação de minerais que o seu corpo pode ter perdido na desidratação por cafeína, fazendo com que você se sinta melhor.

Pico de ação entre 30 a 60 minutos e duração de três a seis horas.

A especialista diz ainda que se a pessoa venha a ter esses sintomas, é importante que ela se hidrate bastante, principalmente se fez o consumo com álcool, ingerindo bastante água. Em alguns casos, é preciso buscar hospitalização para receber a hidratação intravenosa, possivelmente administrada com glicose.

Por que não devemos consumir energético antes de dormir? Além dos problemas de sono, beber energéticos, principalmente antes de dormir, eleva o risco de outros tipos de complicações e problemas de saúde. Lembre-se de que essas são bebidas ricas em compostos estimulantes, que induzem a um estado de agitação.

Energéticos causam insônia
Além disso, como possuem grande quantidade de cafeína, açúcar e outros ingredientes, podem causar sérios efeitos colaterais, como irritabilidade, aceleração ou irregularidade dos batimentos cardíacos e insônia”, alerta o neurologista Shigueo Yonekura.

O energético Monster tem 120mg de cafeína e o Red Bull tem 116mg. A mais alta concentração é a do Spiker Shooter, que contém 428mg de cafeína em cada 340 gramas, e o Wired X344, com 258mg. Steve ressalta que as bebidas energéticas mais conhecidas geralmente têm menos cafeína do que uma xícara de café.

Sociedade Brasileira de Pediatria lança alerta sobre produtos estimulantes e diz que não são recomendados para menores de 18 anos. Saborizadas e com embalagens atraentes, as bebidas energéticas podem parecer inofensivas para crianças e adolescentes, mas não são.

Segundo a escola de Saúde Pública de Harvard, as bebidas energéticas podem representar um risco à saúde em grupos vulneráveis, incluindo crianças, adolescentes, mulheres grávidas e pessoas com condições médicas como diabetes e doenças cardiovasculares.

Limite o consumo a no máximo dois drinques por dia.
No caso dos energéticos mais populares e comuns, o limite de duas doses por dia é razoável e seguro para adultos saudáveis. No caso dos energéticos líquidos não concentrados, como o Red Bull e o Monster, isso equivale a 500 ml por dia.

Esses energéticos, como foi mencionado, possuem elevada concentração de cafeína e outras substâncias, tais como taurina, além de glicose (fonte de energia) e algumas vitaminas que, juntos, possuem efeitos que reduzem a sonolência, diminuem a fadiga e aumentam a atenção e desempenho físico.

As principais complicações cardiovasculares decorrentes do uso em excesso da bebida, informa o médico, são as arritmias (aumento desordenado da frequência cardíaca) e os picos hipertensivos. Em casos extremos, os energéticos podem causar infarto agudo do miocárdio (ataque cardíaco).

Sabor irado junto do clássico punch de Monster faz com que a energia da festa dure por dias. Bebida não alcoólica. Contém 473ml. Energético Nacional.

INDICAÇÃO DE USO DO MONSTER ENERGY BLACK
Tomar 1 dose (60 ml) de Monster Energy Probiótica ao dia.

Guaraná em pó
Por conter cafeína, teobromina e teofilina, substâncias que agem no sistema nervoso estimulando a concentração e aumentando o estado de alerta, o guaraná em pó é um excelente alimento para ajudar a tirar o sono e melhorar a concentração.