É normal tomar água e urinar em seguida?

Perguntado por: ucarvalho . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Se você toma água e urina, é sinal que não está necessitando armazenar água. Contudo, se a frequência de micção está aumentada, se a vontade de beber água é constante ou se o volume urinário é demasiadamente elevado, há necessidade de avaliação médica ambulatorial para avaliação de doenças específicas.

As causas mais comuns da vontade frequente de urinar são: Infecções da bexiga (a causa mais comum em mulheres e crianças); Incontinencia urinaria; Aumento não canceroso da próstata (hiperplasia benigna da próstata – a causa mais comum em homens com mais de 50 anos);

Sendo assim, os rins precisam trabalhar mais para eliminar o líquido desnecessário. Nos quadros de diabetes descontrolada, isso também pode ocorrer. É a cor ideal da urina, entre o amarelo-claro e o amarelo dourado.

Beber tudo de uma só vez
Pode parecer estranho, mas ingerir a quantidade de líquido necessária no dia de uma só vez é um erro e pode trazer sérias consequências à saúde. Ao bebermos muita água num curto espaço de tempo, podemos levar nosso corpo à hiponatremia.

Um adulto costuma urinar de 4 a 6 vezes em um período de 24 horas, sendo considerado normal acordar no máximo uma vez durante o sono para ir ao banheiro. Se sua frequência urinária for muito maior que isso, talvez seja hora de investigar o que pode estar acontecendo.

Para se manter hidratado, limpar o organismo e evitar complicações de saúde, não basta beber água apenas quando temos sede e compensar tomando grandes quantidades, pois isso pode sobrecarregar o corpo. "A água deve ser ingerida, principalmente no verão, de 2 em 2 horas, no mínimo 2 litros por dia.

  1. Faça o exercício comprimindo a musculatura do assoalho pélvico e mantenha-a assim por 10 segundos. Relaxe e repita mais 10 vezes, em três sessões por dia. ...
  2. Um bom momento para realizar essa técnica é durante situações em que há risco de que um pouco de urina seja expelida, como ao tossir, espirrar ou rir.

Urina de cor amarelo clara
É a cor ideal da urina, entre o amarelo claro e amarelo dourado.

O emagrecimento não-intencional seguido de alguns sintomas como sede em excesso, apetite exacerbado e desejo de urinar constante podem indicar que a glicemia está muito acima do normal. Esse quadro, além de representar um risco à saúde, é um dos principais indícios da diabetes descompensada.

Urinar várias vezes ao dia e/ou à noite, ter alguém na família com o problema, estar acima do peso e ter vida sedentária já são indícios para se pesquisar o diabetes.

Sinais que podem alertar para problemas nos rins

  1. Alteração na urina. A urina é um importante identificador de que algo está errado no funcionamento dos rins. ...
  2. Anemia. ...
  3. Dores nas costas. ...
  4. Cansaço excessivo. ...
  5. Edemas. ...
  6. Coceira na pele. ...
  7. Perda do apetite, náuseas e vômitos. ...
  8. Hipertensão.

Segundo Karin Anzolch, urologista do Departamento de Comunicação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o mais comum é a pessoa urinar de cinco a oito vezes por dia. “Se a regularidade é muito maior, o indivíduo pode estar ingerindo líquido demais”, afirma.

Sintomas de infecção urinária

  1. Necessidade urgente de urinar com frequência;
  2. Escassa eliminação de urina em cada micção;
  3. Ardor ao urinar;
  4. Dores na bexiga, nas costas e no baixo ventre;
  5. Febre;
  6. Sangue na urina nos casos mais graves.

No diabetes, um dos principais sintomas é a urina que fica mais adocicada ou mesmo com um odor semelhante ao do mel devido à presença de glicose na urina, na chamada glicosúria. Por isso, o exame de glicose urina, 24 horas acaba servindo para auxiliar o médico a diagnosticar o diabetes do paciente.