É normal ter verme?

Perguntado por: umello . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Ter vermes pode ser uma sensação que desagrada ou inclusive assusta muitas pessoas. No entanto você não deve sentir vergonha se sofre com alguns dos sintomas. Vale apena lembrar que os vermes intestinais são um padecimento muito comum e não afeta unicamente os países subdesenvolvidos.

Sim. Se isso ocorrer significa que está com verminose, que pode acarretar sérios problemas e doenças. O ideal é a consulta com um médico para identificar e tratar da forma correta.

É comum notar os sintomas intestinais, e o verme também pode se desenvolver em outros locais fora do intestino, por exemplo, nos pulmões, estômago, cérebro. Resultando em outros sintomas como náuseas, vômito, tosse, azia, febre, dificuldade para conseguir respirar e até mesmo alterações neurológicas.

O albendazol é um medicamento anti-helmíntico (helmintos são um tipo de verme) e antiparasitário de amplo espectro indicado para eliminar diversos tipos de vermes e parasitas, principalmente aqueles que vivem no intestino.

Sem tratamento, a verminose pode evoluir para formas graves e afetar fígado, baço, esôfago e provocar hemorragias. Na maioria dos casos é uma verminose assintomática, mas em casos raros ela pode evoluir.

“Existem tratamentos que são feitos em dose única, ou seja, que duram apenas um dia, e outros que duram três dias. De forma geral, para as principais parasitoses sem complicações, a terapia não ultrapassa cinco dias”, explica a médica.

Os vermes, parasitas e fungos se alimentam de açúcar; Evitar alimentos que sejam fermentados por leveduras (cerveja, vinho, pão, bolos…) e levedo de cerveja; SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES POR 30 DIAS. Tomar a medicação indicada pelo médico – tratamento prolongado (não dose única).

Sinais e sintomas de parasitose intestinal. Em geral, os sintomas mais comuns das verminoses são a diarreia, fezes sanguinolentas, anemia, dor abdominal, náuseas com ou sem vômitos, emagrecimento e perda do apetite.

Portanto, o vermífugo é um remédio que deve ser tomado apenas com prescrição médica. Então, isso deve acontecer após a detecção de sintomas muito evidentes ou de um exame de fezes como o parasitológico de fezes, por exemplo, ou quando há recomendação de órgãos de saúde pela região.

O exame parasitológico de fezes, feito a partir da análise de uma amostra do material orgânico, detecta a presença de vermes no intestino e aponta a sua respectiva classificação. Os resultados são essenciais para que o médico consiga prescrever o tratamento correto em cada caso.

Esse medicamento imobiliza os vermes e parasitas e depois os mata. “Esses organismos são totalmente eliminados quando o medicamento é administrado nas doses adequadas”, afirma a farmacêutica Mayra Gabriela Bento Teixeira, coordenadora de Farmácia do Hospital Albert Sabin (HAS).

Novamente no intestino delgado, a larva L5 sofre sua última muda, tornando-se um verme adulto. Um verme adulto costuma viver de 1 a 2 anos no trato gastrointestinal. Os Ascaris adultos não se multiplicam dentro dos intestinos. Os ovos das fêmeas precisam ser eliminados no ambiente para desenvolverem larvas viáveis.

Os oxiúros são pequenos, de distribuição ampla, e ocorrem mesmo em populações onde o saneamento básico é satisfatório. Este animal parasita o intestino humano, conferindo prurido (coceira) na região anal, (seu sintoma mais característico), que ocorre em razão da migração das fêmeas à região anal para postura dos ovos.

Tratamento e Prevenção

  1. Lavar as mãos com frequência;
  2. Lavar adequadamente os alimentos, principalmente os que serão consumidos crus, como frutas e legumes;
  3. Manter as unhas sempre cortadas e limpas;
  4. Evitar andar descalço;
  5. Beber água filtrada ou fervida;
  6. Evitar o consumo de carne crua.

Saiba quais são os sintomas de vermes
diarreia; perda de peso; náuseas e vômitos; dor na região abdominal.

Os sintomas de vermes intestinais surgem devido à ingestão dos ovos e cistos desses microrganismos que estão presentes na terra, carnes cruas ou superfícies sujas, e que se desenvolvem no intestino, provocando sintomas como barriga inchada, dor abdominal ou comichão no ânus.

Apesar de não ser a melhor forma de eliminar os parasitas, você pode consumir alimentos ricos em fibras, aumentar o consumo de frutas, óleo de coco, semente de abóbora, aloe vera, mamão, gengibre, raiz de genciana, abacaxi, couve e sementes de romã, todos são igualmente eficazes na luta contra os vermes.

Aqui estão alguns top alimentos anti-parasitas: Alho e cebola: estes vegetais reforçam a imunidade e têm efeitos anti-parasitários. Ervas: certas ervas, como orégano e gengibre, podem ter efeitos anti-bacterianos e anti-parasitários. Suco de mamão: este potente suco pode ter efeitos anti-parasitários.

Os 3 piores parasitas do corpo humano

  • Naegleria fowleri: a ameba que come miolos.
  • Cochliomyia hominivorax: a larva que come você vivo.
  • Loa loa: o verme que mora no seu olho.

O tratamento é com mebendazol, pamoato de pirantel ou albendazol.

Annita® age contra vermes por meio da inibição de uma enzima indispensável à vida do parasita. O mesmo parece ocorrer em relação aos protozoários, embora outros mecanismos ainda não totalmente esclarecidos possam estar envolvidos.