É normal ter veias na mama?

Perguntado por: imenezes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

As veias saltadas acompanhadas de vermelhidão na pele da mama indicam que pode existir um quadro inflamatório na mama, e é um sintoma que deve ser investigado assim que a paciente notar as veias mais visíveis.

As veias que enxergamos nos braços e pernas de quem tem pele clara parecem ser azuladas ou esverdeadas, porque o sangue que passa por elas é bem escuro, pois já perdeu oxigênio.

O tom esverdeado das veias se deve à mistura de cores refletida pelo sangue e pela pele.

Os vasinhos nas pernas são causados por diversos fatores. Eles podem ser indicação de uma doença venosa, mas isso é raro. Na maioria das vezes, é por questões estéticas que as pessoas procuram por tratamentos para vasinhos. Entretanto, um médico deve ser sempre consultado.

A doença de Mondor da mama é uma tromboflebite superficial da mama que se apresenta como um cordão fibroso e espessado na região subcutânea da mama. É uma enfermidade rara, benigna e autolimitada que apresenta dor e retração da pele no nível do vaso afetado.

Telangiectasias ou aranhas vasculares
As telangiectasias são pequenas veias arroxeadas, bem fininhas que surgem na fase inicial da insuficiência venosa e são um sinal de doença das pequeníssimas veias superficiais que ficam logo abaixo da pele.

Quando a artéria está representada em vermelho e a veia em azul, significa que o vermelho leva sangue oxigenado e o azul, traz o sangue com gás com menos oxigênio e mais gás carbônico de e para o coração.

O tom esverdeado das veias se deve à mistura de cores refletida pelo sangue e pela pele.

Analise a cor das suas veias
Se ele for quente, suas veias serão da cor verde ou em tons amarronzados, caso elas tenham uma tonalidade azul ou puxadas para tons roxos, seu subtom é frio. Mas se suas veias apresentarem tons verdes e azuis, seu subtom é neutro.

Por isso, o ideal é procurar o médico especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular ao observar modificação nas veias saltadas ou presença de sintomas para que o diagnóstico seja devidamente providenciado, por causa da possibilidade de se tratar de um quadro de varizes.

Esportes como ciclismo, caminhada nórdica e corrida leve também são bons para as veias e para a bomba muscular. Além disso, o fluxo sanguíneo pode ser melhorado por exercícios específicos para as veias.

No final da gestação, quando a barriga está grande, o útero comprime as veias da região do abdome, causando dilatação e inchaço. Tanto os hormônios quanto o útero crescido causam o surgimento de novas varizes e o aumento das que já existiam anteriormente.

Ter varizes na juventude é bastante frequente e não há nada de anormal nisso. A questão torna-se delicada quando elas afetam a autoestima do jovem, fase em que as transformações são constantes, tornando-o mais suscetível a sofrer com a aparência estética das varizes.

O mais comum é que os resultados sejam aparentes em até uma semana após o procedimento, isso quando o paciente toma todos os cuidados recomendados pelo médico. Aquelas pessoas que têm grande quantidade de vasinhos precisam ser mais pacientes, já que o tempo para os resultados aumenta para de duas a quatro semanas.

O edema mamário é a distensão por extravasamento de líquidos da glândula mamária da fêmea suína. Frequentemente inicia-se nas glândulas posteriores, de pior acesso, entre as patas traseiras da fêmea.

Sintomas de flebite
Dor e aparecimento de um cordão endurecido e avermelhado no caminho da veia são os sintomas mais comuns. “A flebite se manifesta por um processo inflamatório localizado, um vergão, geralmente endurecido, avermelhado, doloroso e quente.

É sabido que neoplasias malignas em geral induzem um estado pró-trombótico, levando ao tromboembolismo venoso, em cerca de 4% a 20%, e a trombose arterial, em 2% a 5% dos pacientes16. Entretanto, pacientes com câncer de mama apresentam baixo risco (menos de 1%) de desenvolver eventos tromboembólicos16, 17.