É normal ter um caroço na cabeça?

Perguntado por: apeixoto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

O aparecimento de um caroço na nuca ou no couro cabeludo pode ser secundário a diversas condições. Dentre elas, tem-se, por exemplo, trauma, cisto, íngua, crescimento ósseo, espinha interna e até um pelo encravado.

Para o tratamento do cisto sebáceo no couro cabeludo, a indicação dos médicos é a realização de uma cirurgia de cabeça e pescoço, geralmente ela dura de 15 a 20 minutos e tem anestesia local.

Assim, o cisto no couro cabeludo é uma pequena bolsa contendo massinha dentro da pele. Trata-se de um tipo de cisto epidérmico, presente em cerca de 10% da população. Mulheres são mais afetadas, mas homens também podem apresentar esse tipo de lesão.

A única forma de saber se um tumor é benigno ou maligno é procurando a ajuda de um médico especialista. Durante a consulta, o médico irá fazer um levantamento do histórico médico do paciente, um exame físico e ainda solicitar exames complementares para a confirmação do tipo de tumor.

Dependendo da localização, alguns tumores cerebrais podem apresentar sintomas específicos: Dor de cabeça intensa, como uma pressão no crânio, acompanhada de náuseas, vômitos (especialmente ao acordar) e visão embaçada, sonolência.

Ao sinal de um nódulo, o paciente deve procurar o médico. O ideal é fazer a consulta com um oncologista, mas, se não for possível, um cirurgião pode avaliar o caso. Se o caroço aparecer na mama, é recomendado procurar um mastologista. “Mas pessoas acima de 50 apresentam maior risco de câncer.

Os caroços na pele são sintomas de uma série de doenças e condições médicas diferentes, que podem ou não ser dermatológicas e que podem ou não requerer um tratamento e acompanhamento médico rigorosos.

Causas dos caroços na pele
O especialista explica que os caroços na pele possuem inúmeras causas, desde situações benignas e mais simples até lesões neoplásicas — que podem ser tumores benignos ou malignos. “Uma das causas mais comuns de caroços na pele são as picadas de insetos.

Também é fundamental procurar um Cirurgião de Cabeça e Pescoço ao sentir a formação de uma massa ou nódulo na face ou na região do pescoço.

Os sintomas do cisto sebáceo são:

  1. nódulo visível e palpável;
  2. nódulo arredondado (pode aumentar de tamanho);
  3. nódulo pouco consistente (pode ser duro ou mole e se mover durante a palpação);
  4. nódulo com um pequeno orifício (por onde as secreções podem ser eliminadas);
  5. dor e desconforto.

Nódulo é uma lesão sólida elevada com mais de 1 cm de diâmetro. Geralmente é bem delimitada e de origem epitelial ou conjuntiva.

Mesmo que um cisto cerebral não seja câncer, ele ainda pode causar problemas. O cisto pode pressionar o tecido cerebral e causar sintomas, como dor de cabeça, problemas de visão ou náusea. Se isso acontecer, pode ser necessária uma cirurgia para remover o cisto.

CISTOS NA CABEÇA APRESENTAM ALGUM SINTOMA?

  1. Vermelhidão na pele.
  2. Pele sensível ou dor.
  3. Pele quente na área afetada.
  4. Secreção cinza ou esbranquiçada com odor fétido drenando a partir do cisto.

O que é lipoma? O lipoma é um tumor benigno que pode surgir na pele, cabeça, pescoço, tronco, membros etc. Trata-se, basicamente, de uma bolinha formada por uma película fibrosa que em seu interior possui células de gordura e outros detritos de atividade do organismo.