É normal ter só o saco gestacional com 5 semanas?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Mesmo nessa fase há o risco de não conseguir ver o bebê, apenas um saco gestacional com 5 semanas ou nem isso devido ao risco de ovulação tardia, comum em mulheres com ciclos maiores ou mesmo com problemas como SOP. Por isso nada de pânico caso faça o primeiro ultrassom e não consiga ver nenhuma evidência de gravidez.

Em geral, a visualização é possível quando o exame é feito entre a 6ª e 7ª semanas de gestação, período em que a mãe poderá ver o saco gestacional, vesícula, embrião e seus batimentos cardíacos. Em alguns casos, a mãe consegue ver todos os itens citados acima, menos os batimentos cardíacos do bebê.

O saco gestacional é a primeira estrutura formada na gravidez, responsável por dar origem à placenta e à bolsa amniótica, estando presente até aproximadamente a 12ª semana de gestação. Ele normalmente pode ser visualizado no ultrassom entre a quarta e quinta semanas de gravidez, antes mesmo de aparecer o embrião.

Não conseguir observar o bebê nas primeiras semanas é normal, pois o embrião somente será observado no final da 5ª semana / início da 6ª semana de gestação.

O que é a gravidez anembrionada? A gravidez anembrionária ou gravidez anembrionada trata-se de uma condição que ocorre quando um óvulo fertilizado se implanta no útero da mulher, mas não se desenvolve como embrião, gerando um saco gestacional vazio.

Quando há suspeita de ausência de um bebê recomenda-se repetir a ultrassonografia após alguns dias ou semanas e, se ainda houver apenas o saco gestacional, há duas formas de tratamento: a primeira é a conduta expectante, ou seja, esperar que a paciente sangre e a eliminação aconteça espontaneamente em no máximo 1 mês.

Falta de Sintomas de Gravidez
Mulheres, a falta de sintomas no primeiro trimestre não significa que sua gravidez não esta evoluindo bem. Se durante as consultas e principalmente depois de realizar o ultrassom esta tudo dentro da normalidade, não tem porque se preocupar.

Exceto por alguns sintomas de gravidez que já podem aparecer, como seios doloridos e inchados, cansaço, sonolência e náuseas. O sistema nervoso central, o cérebro e a medula espinhal do bebê começam a se formar. As paredes do coração estão em fase de formação e, ao final desta semana, ele começa a bater.

Do momento da fecundação até o início da nidação pode transcorrer de 5 a 12 dias, variando de acordo com cada organismo, sendo o tempo comumente considerado pelos ginecologistas de sete dias. A fixação completa do embrião na parede do útero leva cerca de 13 dias.

Afinal, mesmo sem o embrião, o corpo produz HGC, o hormônio gerado pela placenta. Inclusive, essa pode se desenvolver por um período. E, quando ela interrompe o crescimento e a produção hormonal, a paciente pode apresentar sinais de aborto espontâneo.

O embrião ainda pode ser muito pequeno para ser visto. Antes do embrião propriamente dito, pode ser observada a vesícula vitelínica, entre 5 e 6 semanas. O embrião mesmo, com batimento cardíacos, pode ser visualizado por volta da 7a semana.

Por exemplo, na quarta semana da gravidez, é comum que o saco gestacional tenha 5 mm de diâmetro; porém, este tamanho pode variar entre 2 e 8 mm. E assim proporcionalmente: na quinta semana, o normal é que o saco tenha 10mm, podendo variar entre 6 e 16. Na 6ª, o tamanho ideal é de 16 mm com variante entre 9 e 23.

OMS preconiza a realização de três exames ultrassonográficos na gestação: -Primeiro trimestre: entre 11 e 14 semanas. -Segundo trimestre: entre 20 e 24 semanas. - Terceiro trimestre: entre 32 e 36 semanas.

Nesse sentido, uma alimentação adequada e exercícios físicos podem melhorar consideravelmente a qualidade dos gametas, do embrião e do endométrio, favorecendo a implantação. Como complementação, os médicos ainda indicam vitaminas para auxiliar no fortalecimento dos óvulos.

Os bebês começam a se movimentar dentro do útero ao redor da 8. ª semana de gravidez, mas os seus movimentos são discretos e ele ainda é pequeno demais para que a grávida possa senti-lo. Apenas através da ultrassonografia é possível detectar a atividade fetal de forma tão precoce.

Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação à placenta sendo que, para ser menina, o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Agora, para ser considerado do sexo masculino, o embrião deve estar do lado direito do local onde se formará a placenta. Confuso?

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

Diferença entre Beta hCG quantitativo e qualitativo
Por meio dele, também é possível checar se a gravidez está evoluindo. Já o Beta hCG qualitativo indica apenas se o resultado é positivo ou negativo, ou seja, se a mulher está grávida ou não.

Aliviando os enjoos
Geralmente, o enjoo é mais frequente pela manhã ou pode ocorrer várias vezes ao dia e estar associado a vômitos. Esse desconforto pode ser sentido pela maioria das grávidas no primeiro trimestre e tende a desaparecer após essa fase da gestação.