É normal ter sinal no saco?

Perguntado por: iparis . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

Os caroços nos testículos podem ocorrer em todas as fases da vida. Quando surgem, podem significar cistos, hidrocele (um acúmulo de fluídos) ou até mesmo o crescimento anormal de células no órgão, que pode representar um tumor no testículo.

Normalmente, os tumores nestes órgãos são detectados quando o homem nota alterações ou nódulos nos testículos por meio da palpação e procura um médico. Depois, ultrassonografia e exame de sangue para detecção de marcadores tumorais concluem o diagnóstico.

Geralmente, o câncer de testículo é indolor, mas é caracterizado pela presença de massa escrotal ou de um nódulo duro localizado com mais frequência do lado direito.

Testículos pequenos significam que algo não está normal. As vezes, é normal um testículo ser um pouco menor que o outro. O testículo esquerdo é normalmente mais baixo que o direito em aproximadamente 85% dos homens. Assim, a dimensão do testículo normal é: comprimento de 4 a 5cm, largura de 3cm e profundidade de 2,5cm.

O principal fator associado ao câncer testicular é a criptorquidia (testículos posicionados fora da bolsa escrotal). Indivíduos com essa anormalidade possuem um risco 50 vezes maior de desenvolver câncer. Outro grupo com maior incidência de câncer de testículo são os homens portadores de infertilidade.

Isso pode ocorrer devido a restos celulares ou até por um ácaro, o Demodex folliculorum. Eventualmente, esses cravos podem romper, liberando o material que está em seu interior e gerando as famosas espinhas.

Nódulo ou inchaço no testículo. Na maioria dos casos de câncer de testículo, os homens têm um nódulo em um dos testículos ou podem perceber o testículo aumentado ou inchado. Às vezes, o nódulo provoca dor, mas na maioria das vezes não é doloroso.

O principal sintoma do câncer testicular é o aumento do volume da bolsa escrotal ou a palpação de um “caroço” no testículo. É importante saber que esse “caroço” geralmente não é doloroso. Isso faz com que o diagnóstico às vezes demore mais, principalmente em crianças, já que o paciente não se queixa de dor.

A presença de nódulo ou caroço no testiculo pode ser notada através da simples manipulação dos testículos. Na vasta maioria das vezes a presença de nódulo testicular não representa um risco a saúde. A grande maioria dos casos identificamos cistos e patologias com bom prognóstico.

O caroço no testículo, também conhecido como nódulo no testículo, é um sintoma relativamente comum. Pode surgir em homens de qualquer idade, desde crianças até idosos. A grande maioria dos casos de inchaço no escroto é benigna e não deve causar preocupação.

Não existem causas definidas para o desenvolvimento do câncer de testículo, mas alguns fatores de risco costumam estar relacionados com o diagnóstico. O fator de risco mais comum é uma condição de nascença chamada Criptorquidia, em que um ou os dois testículos não descem para a bolsa escrotal no momento da formação.

Alguns exames de sangue podem ajudar a diagnosticar tumores testiculares. Muitos cânceres de testículo secretam níveis elevados de alfa-fetoproteína (AFP) e gonadotropina coriónica humana (GCH). Quando estas proteínas (denominadas marcadores tumorais) estão presentes no sangue, sugerem a existência de um tumor maligno.

Não existem recomendações específicas para a prevenção do câncer testículo, nem exames comprovadamente efetivos como métodos de rastreio na população em geral. Entretanto, o diagnóstico precoce pode ser facilmente realizado pela palpação dos testículos através do auto-exame.

Os sintomas da hérnia escrotal são semelhantes ao da hérnia inguinal:

  1. Aparecimento de protuberância ou inchaço da região da virilha ou testículos;
  2. Dor ou desconforto na região ao carregar peso ou se levantar;
  3. Sensação de peso na região dos testículos ao caminhar.
Continuar lendo É normal o saco subir?