É normal ter sangramento tomando anticoncepcional?

Perguntado por: rpaiva . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

A troca ou o recomeço do uso do anticoncepcional pode causar sangramento vaginal parecido com uma menstruação, porém mais leve, pois o corpo está se adaptando aos níveis hormonais do contraceptivo. Neste caso, a mulher usa um absorvente por dia. Cerca de três meses depois, o sangramento tende a parar.

Qual a cor do sangramento de escape? Na maioria dos casos, o sangramento de escape apresenta uma cor diferente do vermelho vivo período menstrual, podendo ser mais puxado para o marrom ou ainda num tom cor de rosa.

Geralmente o sangramento de escape dura até três dias e não indicam nenhuma gravidade. Porém, muitas são as causas que podem provocar esse sangramento, então cada caso deve ser avaliado de forma individualizada.

Havendo sangramento, a pessoa deve procurar assistência médica”, diz o médico. Já o sangramento nasal na maioria das vezes não indica nada mais grave e geralmente é provocado por rompimento de vasos sanguíneos. “Mas é importante que também seja avaliado por um médico”, insiste o oncologista.

Existem várias diferenças entre o sangramento menstrual e o de escape. O de escape é um sangramento leve e seu fluxo não é tão intenso e prolongado quanto ao da menstruação, durando apenas um ou dois dias. Ele não deve ser acompanhado por cólicas intensas ou coágulos. Sua cor é marrom claro ou rosa.

Pode ser difícil diferenciar entre o sangramento de escape do sangramento menstrual se só tivermos em conta a quantidade. Geralmente, se você tiver um sangramento leve que ocorre até 2 dias antes ou depois do seu período menstrual, deve considerá-lo parte do período menstrual e não como sangramento de escape (2).

O sangramento de escape é uma perda de sangue vaginal que ocorre durante o ciclo menstrual, entre uma menstruação e outra. O ciclo menstrual regular tem duração aproximada de 28 dias. O sangramento de escape pode ser também chamado de sangramento intermenstrual ou ainda spotting, tendo todos o mesmo significado.

Entre os sinais e sintomas do início da gestação estão a menstruação atrasada, os enjoos frequentes, principalmente pela manhã, os seios doloridos e a sonolência excessiva. Sintomas mais comuns do início da gestação. Para pacientes que continuaram usando pílula no início da gestação, os sintomas não mudam.

Como Saber se o Anticoncepcional Está Fazendo Efeito
Não há sintomas que assegurem que o anticoncepcional esteja fazendo efeito no presente. O ideal é não esquecer das doses e utilizar outros métodos contraceptivos caso haja esquecimento, passe mal ou e tome algum remédio que possa cortar o efeito do anticoncepcional.

Anticoncepcional pode causar sangramento escuro
Isso acontece à medida que seu corpo se ajusta às alterações hormonais que eles provocam. Na maioria dos casos, o corrimento marrom é comum de acontecer no período de adaptação e tende a desaparecer após os primeiros meses.

Primosiston® suprime a ovulação e a produção hormonal, o que modifica completamente o endométrio (revestimento interno do útero de onde provém o sangramento menstrual), interrompendo o sangramento causado pela descamação irregular do endométrio.

Apesar de as causas do escape menstrual nem sempre serem conhecidas, esse fenômeno pode estar associado a diversas condições, entre elas: gravidez ectópica, aborto, anomalias uterinas, uso de medicamentos (principalmente os contraceptivos contínuos) e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como a clamídia³.

Pode ser assustador ver sangue no toalete ou no papel higiênico após evacuar. Felizmente, a maioria das causas de sangramento retal não são fatais – as mais comuns são as hemorroidas e as fissuras anais.

Menstruações muito intensas, sangramento entre os períodos menstruais, além de sangramento durante e após a relação sexual são considerados anormais. Esse tipo de sangramento pode estar associado ao câncer de colo do útero, câncer de útero e mais raramente câncer de ovário.

infecção nos órgãos reprodutivos: clamídia, gonorreia, vaginite e doença inflamatória pélvica são algumas das infecções que podem causar hemorragias entre as menstruações; tumores malignos: os cânceres de colo do útero, de vagina e de endométrio têm o sangramento vaginal como um dos seus sintomas.

Chamamos de nidação o processo de implantação do óvulo fecundado no endométrio, tecido que reveste a parte interna do útero. Esse processo pode causar um pequeno sangramento, o corrimento marrom, que é um indicador de gravidez e possui determinadas diferenças com a menstruação e o escape.

Logo no início da gestação é comum ocorrer o sangramento chamado de sangramento de implantação ou nidação, que costuma ser leve e rosado, mas também pode ter cor avermelhada.

O alerta só precisa acontecer caso o sangramento for mais forte e persista por mais do que três dias. Então, é importante ir ao ginecologista e fazer um exame de diagnóstico, para identificar se a causa tem relação com o anticoncepcional ou se há algum outro problema hormonal.

Em um primeiro momento, você pode até acreditar que esse fenômeno é comum e não deve ser motivo de preocupação. Mas não se engane: por trás da irregularidade do fluxo, há grandes chances de existir uma doença grave e que precisará de um intenso acompanhamento com um médico especializado no assunto: o ginecologista.