É normal ter sangramento no nariz na gravidez?

Perguntado por: rmenezes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Sangramento nasal é uma ocorrência comum na gravidez. Na gestação, por causa da ação dos hormônios, a mulher está com os vasos do corpo dilatados para que mais sangue chegue à placenta e, consequentemente, ao bebê.

O sangramento durante a gravidez sempre deve ser investigado. Pode indicar uma maior gravidade quando o sangramento vier acompanhado de cólica e presença de coágulos.

O nariz sangra quando há rompimento dos vasos sanguíneos ou irritação do seu revestimento interno, duas situações que podem ocorrer por diversos motivos. As causas mais comuns de sangramento nasal são o ressecamento associado ao tempo seco e traumas como assoar ou cutucar o nariz com muita força.

Como evitar o sangramento nasal:

  1. Lave o nariz com soro fisiológico diariamente;
  2. Evite manipular o interior do nariz;
  3. Beba bastante água;
  4. Use umidificadores ou toalhas molhadas no quarto;
  5. Trate adequadamente quadros de rinite alérgica, resfriados ou sinusite aguda.

A maioria das hemorragias nasais se origina em uma rede de artérias na base do nariz, por dentro, local facilmente ferido. O ar muito seco do inverno, pode propiciar hemorragias nasais (epistaxes).

- Sinusite: é uma inflamação dos seios nasais que pode causar sintomas como dor de cabeça, corrimento nasal, sensação de peso no rosto, especialmente na testa e maçãs do rosto, e sangramento nasal. Geralmente, a sinusite, é provocada pelo vírus Influenza, sendo muito comum durante crises gripais.

Os pacientes com leucemia mieloide aguda do tipo promielocítica aguda podem apresentar sangramento no nariz que não cessa ou um corte que não para de sangrar. Eles também podem apresentar trombose venosa profunda ou dor no peito e falta de ar devido a embolia pulmonar.

O fluxo do sangramento também é um sinal de alerta para procurar imediatamente um serviço de emergência. Sangramento intenso pode indicar um problema sério. Sangramentos com fluxo menor porém com duração longa (por vários dias, por exemplo) também devem ser comunicados ao obstetra.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

Logo no início da gestação é comum ocorrer o sangramento chamado de sangramento de implantação ou nidação, que costuma ser leve e rosado, mas também pode ter cor avermelhada.

A hipertensão descontrolada é outro fator que provoca sangramentos no nariz. “O pico de pressão arterial também é uma causa comum e benigna de sangramento nasal. Isso ocorre porque a pressão elevada causa uma ruptura de pequenos vasos sanguíneos da mucosa nasal”, explica o cardiologista Francisco Flavio Costa Filho.

A médica explica que os pacientes com sangramento no nariz devem utilizar uma seringa com soro fisiológico para umidificá-lo, aplicando dois jatos do líquido no local pelo menos seis vezes por dia.

Baixo teor de umidade no ar ambiente pode resultar em secura e irritação das mucosas. Este fator é comum nos meses de inverno, e nos locais com aquecimento central, sem umidificadores. A vermelhidão da mucosa do nariz, que acompanha a rinite alérgica ou viral, pode propiciar pequenos traumas, levando ao sangramento.

Se o sangramento tiver muito volume e vier acompanhado de cólica ou uma dor intensa, é necessário buscar ajuda. Entrar em contato com o médico que acompanha a gravidez ou ir a um pronto atendimento hospitalar. Um pequeno percentual dos sangramentos, infelizmente, pode acabar em abortos espontâneos.

Médicos alertam: sangramento nasal não deve ser impedido inclinando cabeça. Prática comum pode fazer o sangue escorrer para o esôfago. Paciente pode causar irritação e vômitos, e até sufocar. A maioria das pessoas sabe a maneira certa de parar um sangramento nasal: inclinar a cabeça para trás e aplicar pressão ao nariz ...