É normal ter quantos amigos?

Perguntado por: aviana . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

O ser humano tem capacidade de manter uma rede de amizade composta por, em média, 150 pessoas. Conhecido como “número de Dunbar”, ele foi estipulado, na década de 90, pelo antropólogo inglês Robin Dunbar. Aos 67 anos, o professor da Universidade de Oxford, é um dos mais importantes estudiosos da psicologia evolutiva.

De acordo com o MIT Technology Review, nosso cérebro só é capaz de ter até cinco melhores amigos por vez. E esse estudo é antigo, viu? No início dos anos 90, o antropólogo britânico Robin Dunbar notou uma relação entre o tamanho do cérebro de um primata e quão grande seus grupos sociais eram.

Mal-humorado, sem vontade de falar com ninguém.

Quanto menos amigos você tiver melhor, principalmente aqueles que só se aproximam de você por interesse, esses são vários que podem estar disfarçados com intuito de te prejudicar, esses que muitos acham que são seus amigos porém são apenas escorpiões prontos para te envenenar.

Curtiu? De acordo com um estudo do antropólogo britânico Robin Dunbar e seu time de pesquisadores da Universidade de Oxford, o tamanho do cérebro dos primatas tem uma estreita relação com o tamanho dos grupos sociais que eles conseguem formar.

Não ter amigos pode ser tão prejudicial à saúde quanto fumar. De acordo com um estudo publicado recentemente no periódico científico Proceedings of the Royal Society B, manter um círculo social pequeno está associado ao aumento da produção de uma proteína coagulante que pode causar infarto e derrame.

Uma pesquisa revelou que as pessoas inteligentes têm muito menos amigos, talvez porque agem de uma forma bem diferente à qual estamos acostumados. Os psicólogos Satoshi Kanazawa e Norman Lee chegaram à conclusão de que as pessoas que vivem em lugares com alta densidade populacional se sentem menos felizes.

Algumas pessoas tem muita dificuldade em fazer amigos devido à timidez, talvez o medo de ser rejeitado ou pensamentos distorcidos quanto a não ser interessante o suficiente para outras pessoas possam prejudicar a possibilidade de iniciar novos relacionamentos.

Pesquisas mais recentes confirmam e lançam novas luzes sobre a importância do contato presencial e frequente com esses amigos próximos. A principal conclusão é que é positivo passar tempo com eles fazendo qualquer coisa, mesmo não fazer nada. A amizade é em primeiro lugar uma experiência emocional, não intelectual.

Existem vários tipos de amigos, tem aquele que cuida da gente disposto a nos ouvir 24 horas por dia, tem aquele que nos faz rir, tem aquele que a gente finge esquecer que algum dia já mexeu conosco, mas na realidade, cada gesto dele nos faz suspirar, tem aquele que amamos mais temos consciência que nunca o teremos, tem ...

Este é um sentimento bastante comum durante a adolescência, mas, nesses casos, ele se torna ainda mais intenso. Como resultado, surgem isolamento social, problemas de confiança ou dificuldade para ter intimidade.

Deus sabe que você precisa de amigos e vai lhe ajudar a encontrá-los. Primeiro que tudo, você precisa saber que você não está sozinho. Existe uma pessoa que tem muita vontade de ser seu amigo: Jesus! Ele é o amigo perfeito, que nunca lhe vai abandonar (João 6:37).

Confira as causas de não ter amigos mais comuns:

  1. Ter negligenciado as relações. Com o ritmo de vida atual, marcado pela pressa, é possível que uma pessoa se distancie dos seus amigos de sempre por se centrar em excesso em assuntos de trabalho. ...
  2. Carácter solitário. ...
  3. Erros de atitude. ...
  4. Autoestima baixa.

Para chegar ao número máximo de 150 amigos, Dunbar se baseou em observações da socialização de grupos de primatas e no tamanho do neocórtex humano.

7 Maneiras de identificar um falso amigo (e reconhecer os...

  1. Constantemente te magoa. ...
  2. Tem sempre a razão. ...
  3. Apenas te procura quando precisa de algo. ...
  4. Tenta mudar o seu jeito de ser. ...
  5. Tem ciúmes das suas conquistas. ...
  6. Não gosta que você tenha outros amigos. ...
  7. Tenta consumir 100% de todo o seu tempo.

Se você sente que as críticas de sua amiga estão lhe trazendo para baixo, esse pode ser um sinal de alerta. Ela tem muitas opiniões de como você deve ser e agir, mas nunca olha para si mesma e não procura mudar se você a aconselha em algo também. Ela está sempre certa e você errada. Você nunca sabe o que irá acontecer.