É normal ter pneumonia na UTI?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 11 votos

Os registros de dados das UTI revelam que 10% dos pacientes adquirem pneumonia, na maioria dos casos devido à ventilação mecânica. A incidência é maior nos primeiros 5 dias de ventilação, mas se estabiliza após 2 semanas.

Manter decúbito elevado (30-45°) 1. Diminui a incidência de PAV, especialmente em pacientes recebendo nutrição enteral; 2. Promove a melhoria dos parâmetros ventilatórios em comparação com a posição supina; Não elevar o decúbito em contraindicações clínicas.

Fatores de risco para pneumonia adquirida no hospital
Tratamento prévio com antibióticos. Doenças coexistentes como disfunção cardíaca, pulmonar, hepática ou renal. Pessoas com mais de 70 anos de idade. Cirurgia abdominal ou torácica recente.

A pneumonia associada à ventilação mecânica (PVM ou PAVM) é a intercorrência que mais causa morte nos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os registros de dados das UTI revelam que 10% dos pacientes adquirem pneumonia, na maioria dos casos devido à ventilação mecânica.

O tratamento da pneumonia é feito com antibióticos (quando causada por bactérias). A maior parte dos pacientes com pneumonia adquirida na comunidade poderá ser tratado em casa. Nos casos que necessitarem internação, o antibiótico será feito por via intravenosa.

Além do óbvio de que uma é causada por vírus e outra por bactérias, a pneumonia bacteriana é mais frequente dentro da população, e também é considerada mais grave que a viral.

Garantir a via aérea precocemente em face de risco de deterioração clínica.

Uma pessoa com pneumonia usualmente começa a melhorar depois de 3 a 5 dias do tratamento antibiótico. A melhora se expressa por uma sensação de melhor estado geral, e redução dos sintomas como tosse e queda da temperatura.

A forma mais simples e efetiva de evitar a transmissão de infecções em ambiente hospitalar é a higienização de mãos. Pode ser por meio da lavagem com água e sabão ou por meio de fricção com álcool 70%. Essa recomendação vale tanto para profissionais de saúde quanto para visitantes e também pacientes.

Como a pneumonia é transmitida pelo contato com as secreções respiratórias infectadas, pessoas com a doença devem evitar contatos diretos com familiares não infectados e amigos. Proteger a boca e o nariz também é importante, principalmente ao tossir e os lenços de papel descartados.

Para completar, alguns cuidados também são importantes durante o tratamento, como:

  1. Beber muita água;
  2. Fazer nebulizações com soro fisiológico;
  3. Repousar e descansar, evitando fazer esforços;
  4. Não tomar remédios para a tosse;
  5. Evitar mudanças bruscas de temperatura.

Mal-estar e fraqueza. Secreção amarelada ou esverdeada. Confusão mental. Alteração da pressão arterial.

O derrame pleural e o empiema são as complicações mais comuns, enquanto a necrose pulmonar é a mais severa complicação, associada à internação hospitalar prolongada6.

Para ser denominada de nosocomial, a pneumonia deve, necessariamente, ocorrer após a alta hospitalar dentro do período compatível com uma possível incubação de um microrganismo adquirido no hospital após a alta ou em mais de 48 horas após a admissão hospitalar.