É normal ter o saco caído?

Perguntado por: acustodio . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

A retração do pênis e saco escrotal é absolutamente normal quando há a exposição ao frio. Os testículos precisam estar numa temperatura ideal e ao serem expostos ao frio, retraem para próximo ao Abdome a fim de aumentar a temperatura. Pode ser que você tenha excesso de pele e gordura na região do púbis.

É normal um testículo ser ligeiramente maior do que o outro. Cada testículo normal tem um pequeno tubo espiral chamado de epidídimo, que pode parecer uma pequena protuberância no lado externo superior ou parte média do testículo.

Causas comuns
Hidrocele e hérnia inguinal são as causas mais comuns entre os meninos. Até 20% dos homens têm uma varicocele, que pode causar infertilidade.

Torção testicular: a pancada pode ocasionar que o testículo suba e rode, torcendo, assim, o cordão espermático; Ruptura: bastante rara, mas também pode acontecer quando a pancada é muito forte.

Examine cada testículo com as duas mãos. Posicione-o entre os dedos indicador, médio e polegar e movimente-o. Você não deve sentir dor. Não se assuste se um dos testículos parecer ligeiramente maior que o outro — é normal.

Na maior parte dos casos, a subida dos testículos se dá devido a contrações involuntárias do músculo cremaster, que liga os testículos ao abdômen e pode acontecer devido a climas frios, em situações de perigo e quando o cordão espermático é curto.

A falência testicular é uma doença com sintomatologia mais ampla, não seria somente o "amolecimento" testicular seu único indício, outras alterações como perda de libido, irritabilidade, insônia ou excesso de sono, aumento de peso e diminuição da musculatura, são os sintomas que podem nos fazer suspeitar da falência ...

Torção testicular
Deve-se procurar atendimento médico imediatamente, pois, após seis horas sem receber sangue adequadamente, o testículo morre, afetando a fertilidade. Quando a torção é confirmada, faz-se uma cirurgia para recolocar o testículo no lugar, evitando complicações, como a incapacidade de ter filhos.

Geralmente o testículo esquerdo fica ligeiramente mais abaixo que o direito o que também pode causar a impressão de tamanhos diferentes. Porém, quando essa diferença for acentuada, com aumento ou atrofia de um dos testículos, pode indicar presença ou sequela de alguma doença.

O homem que possui apenas 1 testículo, mas não apresenta nenhum outro problema desses continuará fértil. Os testículos são responsáveis pela produção de espermatozoides e, na ausência de um dos testículos, o outro pode devidamente continuar a produzir na quantidade suficiente capaz de garantir a fertilidade do homem.

O tamanho testicular normal de um homem adulto varia de 15cm3 até 25cm3, embora alguns homens tenham volumes testiculares ainda maiores do que isso. Uma variabilidade normalmente aceita é de até 20% de diferença entre os testículos.

A bolsa escrotal, um órgão par, também conhecido como escroto ou saco escrotal, é uma bolsa de pele que se localiza abaixo do pênis. No interior dessa bolsa encontramos as gônadas masculinas, mais conhecidas como testículos.

Gelo e calor: Colocar bolsa de gelo no escroto pode ajudar a diminuir o inchaço. Uma vez desaparecido o inchaço, banho de assento em água morna aumenta o fluxo sanguíneo para a área afetada. Isso ajuda a trazer mais antibióticos para a área e acelera a cicatrização.

Os testículos são órgãos muito sensíveis, que podem ficar dolorosos após mínimos traumas ou pequenas inflamações. A sensação de dor nos testículos pode ter origem no próprio testículo, nas estruturas ao seu redor ou até mesmo por problemas fora da bolsa escrotal, como nos casos de pedras nos rins ou hérnia inguinal.

A verdade é que a dor é relativa e depende, sempre, de como está a sua condição física, seu humor e, claro, suas experiências anteriores relacionadas ao sofrimento. É possível, portanto, que uma mulher em trabalho de parto sinta mais dor do que um homem que levou um chute no saco.