É normal ter nódulo no fígado?

Perguntado por: izanette . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

O nódulo no fígado costuma ser uma lesão benigna que nem sempre requer tratamento, mas, quando necessário, é feita a cirurgia para retirada deste nódulo, a fim de eliminar o problema por completo e manter o bom funcionamento do fígado. Nem sempre as células do fígado se reproduzem e se organizam de uma forma ordenada.

Para determinar se um tumor é benigno ou cancerígeno, o médico colhe uma amostra das células através de um procedimento chamado de biópsia.

A maioria dos nódulos benignos, enquanto pequenos, não apresenta sintomas nem prejudicam as funções do fígado. Porém, nódulos maiores podem causar dor no abdômen, náuseas, vômitos e alterar o apetite, além do risco de sangramentos. O paciente deverá fazer o acompanhamento médico regular.

Causas do nódulo no fígado
As causas de nódulo no fígado dependem de seu tipo. A maioria dos nódulos benignos não costuma ter causa definida. Mesmo assim, alguns casos de hemangioma e de hiperplasia nodular focal podem estar relacionados às malformações nos vasos sanguíneos.

Quando algum deles está relacionado com o câncer? No caso do nódulo, as bordas regulares e a maleabilidade são bons indicativos de benignidade. Já se o mesmo tiver o contorno irregular, massa mal definida e aderência a tecidos adjacentes, acende o alerta para suspeita de câncer.

O hepatologista é o médico responsável por cuidar da saúde do fígado, vesícula biliar e pâncreas. Assim, trabalha na prevenção, diagnóstico e no tratamento das doenças que atingem estes órgãos.

Alimentos com muita fibra podem ajudar o fígado para funcionar melhor. Uma ótima maneira de começar o seu dia? Experimente a aveia. Pesquisas mostram que pode ajudá-lo a perder alguns quilos extras e gordura na barriga, o que é uma boa maneira de manter controlada a doença hepática.

Os sintomas de câncer no fígado costumam aparecer nos estágios mais avançados da doença. Entre eles, pode-se citar a fadiga, a dor, o inchaço abdominal, a pele amarelada, entre tantos outros. Ao perceber uma ou mais alterações no organismo, é importante procurar um médico e investigar o quadro.

Crescimento – nódulos pulmonares cancerosos tendem a crescer muito rapidamente com um tempo de duplicação médio de cerca de 4 meses, enquanto nódulos benignos tendem a permanecer do mesmo tamanho ao longo do tempo. Calcificação – nódulos do pulmão que estão calcificadas são mais susceptíveis de ser benigno.

Se a doença for diagnosticada precocemente, existe a possibilidade de realizar um tratamento curativo em mais de 90% dos casos. Na fase avançada, a chance de cura é praticamente nula — explica o médico.

Majoritariamente, o câncer do fígado origina-se de processos que levam a inflamação crônica do fígado, destacando-se a hepatite e cirrose induzidos por etilismo, infecções pelos vírus da hepatite B e C e uma inflamação gordurosa do fígado.

ultrassonografia do abdômen; tomografia computadorizada do abdômen e, por vezes, do tórax (para investigar se houve disseminação para os pulmões); ressonância magnética do abdômen; angiografia (exame radiográfico que permite visualizar os vasos sanguíneos do órgão);

Em um primeiro momento, os sinais costumam ser dor e inchaço abdominal. A pele e os olhos também podem ganhar um tom amarelado, característico das doenças hepáticas, sendo também o sintoma mais famoso, junto com a urina em tonalidade escura e as fezes esbranquiçadas, acompanhadas ou não por odor forte.

Geralmente, o cisto no fígado não é grave e não representa um sinal de câncer. Porém em alguns casos pode ser perigoso, principalmente se aumentar de tamanho com o passar do tempo. O cisto comumente é detectado em exames de rotina, capazes de diferenciá-lo de outras lesões mais perigosas, como tumores ou nódulos.

O profissional se utiliza de um aparelho de ultrassom para localizar corretamente o fígado, bem como guiar o posicionamento da agulha para que seja possível obter o fragmento exatamente da área onde se localiza alguma anormalidade. Como a agulha é oca, quando ela é retirada traz consigo um pequeno fragmento do fígado.

O que são? Nódulos benignos são fruto de um crescimento aumentado que ocorre nas estruturas elementares da mama denominadas ductos e estroma. Sua causa não esta completamente esclarecida, no entanto há fortes indícios de que os hormônios femininos que surgem após a primeira menstruação (menarca) estejam envolvidos.