É normal ter muitas espinhas na gravidez?

Perguntado por: ucarvalho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Na verdade, é bastante comum que se desenvolva um quadro de acne na gravidez, a conhecida acne gestacional.

O facto de haver maior irrigação da pele, leva não só uma aparência mais bonita, mas também a uma maior nutrição e troca celular, o que torna a pele mais jovem e brilhante. Além disso, a pele fica mais hidratada e macia devido a um aumento fisiológico na retenção de água, típico da gravidez.

É normal sentir-se cansada e até exausta nos primeiros meses de gravidez. A fadiga, mesmo a fadiga extrema, é um sinal precoce de gravidez que quase todas as mulheres experimentam no primeiro trimestre. Também é muito normal no terceiro trimestre, afetando cerca de 60% de todas as mulheres grávidas.

O ginecologista e obstetra Domingos Mantelli explica que o apetite exacerbado é comum no primeiro trimestre da gravidez, principalmente devido às mudanças hormonais, mas é preciso tomar alguns cuidados.

Os tratamentos tópicos com ácidos ou laser não estão indicados durante a gestação. O ácido retinóico, a hidroquinona e o ácido salicílico, por exemplo, são alguns dos ativos que são contraindicados para a mulher grávida.

Assim como o licopeno do tomate, alimentos com betacaroteno, como cenoura, mamão e laranja, também fazem bem à saúde da pele, pois ajudam na proteção da pele. Além de saborosa, a água de coco é rica em potássio e um importante alimento aliado da pele, uma vez que garante hidratação necessária.

A limpeza de pele é liberada para todas as gestantes desde que não façam uso de produtos que contenham ácido. Após a assepsia da pele, as futuras mamães deverão usar protetor solar, pois a pele ficará muito fina.

Dois tipos de dor de cabeça são as mais frequentes na gravidez: a tensional e a enxaqueca. A dor de cabeça tensional é incômoda mas não faz mal para o bebê. Já a enxaqueca pode estar relacionada a um risco maior de pré-eclâmpsia.

Métodos com comprovação científica

  1. Ter relações 2 a 4 dias antes da ovulação. ...
  2. Aumentar o consumo de cálcio. ...
  3. Ter relações 1 a 3 dias antes do dia de pico. ...
  4. Usar a tabela chinesa. ...
  5. Ter orgasmo ao mesmo tempo ou depois do parceiro. ...
  6. Ficar por baixo do parceiro na hora do sexo.

Mulheres que antes da gravidez já apresentam náuseas com mais facilidade, como durante movimentos ou após estímulos a cheiros e sabores fortes, apresentam maior risco de enjoos fortes na gravidez. Mulheres ansiosas ou gestantes muito jovens também apresentam maior incidência e intensidade de enjoos.

Interaja com a barriga
Desde a barriga, o bebê pode reconhecer a voz do pai. Durante a gestação, os sons são amplificados para o bebê e, assim que nasce, ele já tem uma base para distinguir a voz do pai. A relação entre o bebê e o pai é importante desde o início e é construída a partir de diversos momentos de troca.

Agora é preciso desacelerar um pouquinho, como alerta a obstetra: “Todo excesso na gravidez deve ser evitado. Quando o esforço físico é muito intenso, a grávida pode aumentar o tônus uterino, o que leva a um trabalho de parto prematuro". Por outro lado, o sedentarismo também causa desconforto.

"A acne na gestação pode ser tratada com sabonetes a bases de extratos, como hamamélis, melaleuca, alfa-bisabolol, camomila, malva e erva-doce", afirma a Dra Claudia.

Sabonetes para tratamento da acne ou shampoos anticaspa com ácido salicílico merecem atenção redobrada. Assim como o retinol, o ácido salicílico causa irritação na pele, que é prejudicial para as grávidas; em casos extremos, quando há uma superdosagem, pode induzir má formação e tumores no bebê.

Embora a alergia a substâncias presentes no ovo seja bastante comum, a gestante pode comê-lo, respeitando as orientações nutricionais. “A recomendação é ingerir até três ovos por semana, por conta da quantidade de gordura que ele tem.