É normal ter muitas cáries?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Algumas pessoas desenvolvem cárie mesmo escovando e cuidando bem dos dentes enquanto outras, menos rigorosas com a higiene bucal, não têm esse problema.

Certos indivíduos podem apresentar — como resultado de sua herança genética — um esmalte mais frágil. Dessa forma, o dente dessas pessoas fica mais suscetível à formação de cáries.

A cárie incipiente se torna preocupante quando não é tratada a tempo, podendo progredir e afetar as camadas mais profundas do dente, é importante reconhecer os sinais de cárie incipiente, como sensibilidade, manchas brancas ou levemente escuras nos dentes, para buscar tratamento adequado e evitar complicações futuras.

Segundo especialistas, a cárie pode levar até 3 anos para penetrar no esmalte do dente.

A cárie na verdade é um processo de desmineralização decorrente de uma diminuição do PH da boca. Essa diminuição se dá pela ação de bactérias cariogênicas, que podem sim ser transmitidas por contato, como o beijo.

Nesse estágio o problema provoca sintomas como sensibilidade e dor, porque a dentina já apresenta um grau maior de sensibilidade do que o esmalte.

Um dos métodos caseiros mais eficientes para tirar cárie do dente é a escovação. A escova e a pasta se unem para poder retirar a crosta de restos de alimentos deixados depois da refeição, ajudando a eliminar a placa bacteriana que se forma no local.

Dente podre é um nome popular dado aos dentes com cárie profunda ou casos de perda óssea. A extração de dentes com cárie é a última alternativa, quando não há mais possibilidade de reparação ou concerto do dente. O valor médio desse procedimento é entre R$ 100,00 e R$300,00 por dente.

Como prevenir o surgimento da cárie no dente

  1. Consulte o dentista periodicamente. Consultar o dentista a cada 6 meses é uma dica muito importante para a saúde bucal. ...
  2. Tome cuidados com a alimentação. ...
  3. Tenha uma boa higiene bucal, com uso de fio dental e escovação.

Use escovas de cerdas macias, que não machucam a gengiva e previnem a sensibilidade dentária, e cremes dentais com flúor, que previnem o deterioramento dental e ajudam na prevenção da cárie. Evite fazer muita força na escovação, opte por movimentos suaves. Também é importante escovar os dentes antes de dormir.

Escovar os dentes regularmente é fundamental para prevenir as cáries. No entanto, para que a sua escovação seja eficiente, é necessário que a sua escova de dentes esteja em um bom estado.

Diagnóstico de cárie inativa com cavitação
Quando no exame clínico observar uma lesão cavitada, mas a dentina presente estiver escura, seca, brilhante, e ao deslizar um instrumento cortante ela estiver resistente, o diagnóstico é de lesão de cárie inativa em dentina.

Uma cárie dentária é a desagregação de um dente causada por ácidos produzidos pelas bactérias presentes na boca. As cavidades podem apresentar diversas cores, desde amarelas a pretas. Os sintomas mais comuns são dor e dificuldade em mastigar.

Quando a cárie não é tratada, a tendência é de que ela se agrave com o passar do tempo. As bactérias se proliferam cada vez mais e as agressões para o esmalte dentário se intensificam, podendo causar uma perda significativa da estrutura do dente ou do próprio elemento dentário.

A boa notícia é que se identificada no início, é possível tirar a cárie com escovação. Para descobrir as melhores formas de tratar a cárie dentária, nós conversamos com o dentista Pablo Pause que esclareceu como a doença se desenvolve e a hora certa de optar por uma restauração.

A cárie apresenta alteração da cor do dente semelhante a uma mancha branca. Esta mancha branca indica a desmineralização do dente. Pode observar-se também um pequeno orifício. Mais tarde podem surgir lesões e manchas escuras.