É normal ter linha na barriga sem estar grávida?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Pessoas que tem a pele mais escura produzem mais melanina que as pessoas que tem a pele mais clara e portanto poderão ter uma linha nigra mais evidente. Na verdade a linha nigra sempre está presente, mas fora da gravidez o tom dela é tão semelhante ao resto da pele que você provavelmente nunca percebeu que ela existia.

A barriga de grávida começa a “crescer” abaixo do umbigo, que é a região onde fica localizado o útero, e este emerge da pélvis. Ela também vai ficando mais dura e o umbigo se sobressai. Com isso é possível notar uma leve saliência ou “inchaço” neste local.

Dessa forma, a especialista confirma que, logo no início da gravidez, a mulher pode se sentir mais inchada e mais 'barriguda' na região abaixo do umbigo, devido à retenção de líquido e gases. Além disso, as gestantes se preocupam com a textura da barriga no início da gravidez, se fica mole ou dura durante a gestação.

Os principais sinais e sintomas na gravidez são: atraso menstrual, náuseas e vómitos, aumento dos seios e tensão mamária, cólicas abdominais, cansaço e sono excessivo, tonturas, alterações do humor, acne, dores de cabeça, alteração do paladar, entre outros, como veremos de seguida com maior detalhe.

Com isso, ao longo do tempo a linha alba vai aparecendo. O diagnóstico é feito pelo exame clínico, que revela a bochecha com consistência normal e sem alterações adicionais. Não é necessário nenhum tipo de tratamento.

Quando desaparece? Geralmente, a linha nigra tende a sumir de forma natural até 12 semanas após o parto. Entretanto, mulheres morenas demoram um pouco mais para perder a marca vertical, com a possibilidade de que não suma.

Tem como saber se está grávida apertando a barriga? Algumas mulheres afirmam que sentem uma “pequena bolinha” na barriga, mas na verdade não é uma forma segura de se confirmar a gravidez. A melhor forma de confirmação é através dos testes de farmácia ou de sangue, feitos em laboratório.

Quando a gravidez silenciosa desperta sinais, eles tendem a ser semelhantes aos sintomas de gravidez comum: náuseas; sono excessivo; enjoos; atraso menstrual; seios sensíveis; cólicas no abdômen; repulsa a cheiros; alteração do paladar; oscilação de humor; escurecimento da aréola; entre outros.

A gravidez silenciosa é a gestação que só é descoberta próximo ao momento do parto. Mesmo que não exista a ausência total de sintomas, ainda é difícil de ser observada por parte da gestante. Em alguns casos, a mulher continua tendo períodos de menstruação e não apresenta saliência aparente na região da barriga.

Consumo excessivo de alimentos ricos em sódio, desidratação, são várias as causas de um quadro de inchaço que provoca desconforto e aumento no peso. Mas quando a condição provoca aumento muito significativo da barriga, a ponto de parecer uma gravidez, pode ser sinal de uma doença chamada colite.

Nesse momento o útero estará sofrendo profundas modificações para receber o futuro embrião em desenvolvimento. Ele está sendo preparado para abrigar o futuro bebê. O revestimento interno do útero (chamado de endométrio) torna-se espessado e ricamente vascularizado, sob a ação dos hormônios produzidos pelos ovários.

As flutuações hormonais em seu corpo causam um aumento na produção de corrimento que pode ser claro ou branco leitoso. Às vezes pode ser bastante espesso e mucoso. Isso é normal.

A cor e o cheiro da sua urina também podem lhe dizer muito sobre sua saúde durante a gravidez. Se a sua urina parece mais escura e mais concentrada, pode ser um sinal de que você está desidratada.

Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação à placenta sendo que, para ser menina, o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Agora, para ser considerado do sexo masculino, o embrião deve estar do lado direito do local onde se formará a placenta. Confuso?

Normalmente a partir do segundo trimestre da gravidez a linha começa a aparecer. Ela é uma faixa marrom escura, que risca o meio o abdômen, entre o umbigo e a região pubiana. Esta faixa é chamada de linea alba.

Existem diversos métodos de depilação disponíveis para eliminar os pelos da região: lâmina, creme depilatório, laser e cera são os mais comuns.

  1. Depilação com lâmina. ...
  2. Depilar a barriga com creme depilatório. ...
  3. Depilação da barriga com cera. ...
  4. Depilação com laser.

A leucoplasia é uma lesão de coloração esbranquiçada que se manifesta nas superfícies da mucosa, principalmente na boca. Em geral, a leucoplasia não gera problemas graves para a saúde da pessoa.

A gravidez subseqüente freqüentemente ocorre durante o primeiro ano após a perda perinatal (Davis, 1989, Phipps, 1988) e é frequentemente interpretada como estando ligada à diminuição do sentimento de fracasso materno e elaboração da perda anterior (Lin,1996, Murray,1988).