É normal ter língua rachada?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Ter a língua rachada pode ser uma característica genética normal, já que algumas pessoas apresentam essa peculiaridade. Conhecida também como língua fissurada, ela acontece quando o órgão apresenta sulcos e rachaduras em sua superfície.

A língua geográfica foi observada em 4,3% da população, a língua fissurada em 9,6%, e a associação das duas condições am 1,6%.

“Clinicamente, a língua saudável deve ser de coloração rosada e limpa”. A coloração da língua apresenta diferentes significados, podendo variar entre branca, rosa, vermelha e amarela. Ela precisa ser lisa, sem muitas bolinhas.

Sinais de um problema na língua
Um sinal comum de um problema ou doença na língua é a dor nessa região. A capacidade de sentir o gosto dos alimentos também pode ser afetada quando algo está errado com a língua. A língua também pode ficar inchada ou sofrer alterações de cor ou textura.

Os sintomas da sífilis oral incluem úlceras indolores na boca, geralmente na língua, mas também podem aparecer na gengiva, lábios ou palato. Essas úlceras podem ser acompanhadas de inchaço dos gânglios linfáticos da região. Em casos mais avançados, a sífilis oral pode causar dor de cabeça, febre e perda de peso.

estomatologistas

Os estomatologistas são especialistas no diagnóstico das doenças da boca.

Escove a língua regularmente
Ela pode até soltar a crosta esbranquiçada de maneira eficiente, mas não a remove. Se essa for a sua única opção, escove a língua como se escovasse os cabelos, do fundo para a ponta.

A Cleveland Clinic explica que uma língua saudável é rosada e tem pequenos nódulos chamados papilas sobre sua superfície. Alguns problemas de saúde podem alterar a aparência da língua, e alguns deles são graves.

Ter a língua rachada é normal e está associado a fatores genéticos. Portanto, a condição não requer tratamento específico.

De acordo com ela, uma língua esbranquiçada pode indicar deficiência de ferro ou biotina (vitamina que desempenha papel na manutenção da pele). Já uma língua avermelhada e inchada pode significar falta de vitaminas E, B2 e B3. Carência de vitamina B12 e ácido fólico podem gerar uma sensação de ardor.

Candidíase oral
A língua fica branca pela proliferação excessiva de fungos e é agravada pela falta de higiene bucal adequada. Além disso, pessoas com doenças autoimunes ou que fazem tratamentos com antibióticos também costumam apresentar esse sintoma.

Em um estudo feito com 896 moradores da cidade de Okinawa, no Japão, os pesquisadores observaram uma relação direta entre a cor da língua e a gastrite – no caso, o problema estava ligado a tons muito vermelhos ou amarelados.

Conhecida como sapinho, a candidose oral, candidíase ou monilíase é a doença provocada por um fungo chamado Candida albicans. Fungos são estruturas simples que existem na natureza há milhões de anos.

Para prevenir a secura da língua, beba muito líquido. Também é recomendável comer alimentos ricos em água, como frutas e vegetais. Se já estiver com a língua ressecada, a primeira coisa a fazer é beber mais água. Você também pode tentar chupar gelo ou pastilhas para ajudar a aliviar a boca que também fica seca.

Chamada de saburra lingual ou ainda de língua branca, essa camada, segundo a cirurgiã-dentista Luana Ravanini, é resultado do acúmulo de placa bacteriana e tem aspecto viscoso de coloração branco-amarelada. Ou seja, é uma camada composta de células velhas, restos de comida e bactérias.

As DSTs mais comuns da boca são a herpes, clamídia, gonorreia e sífilis. Tenha em mente que também é possível contrair doenças como a Hepatite A, B e C, assim como outras infecções gastrointestinais.

O câncer de língua é um tipo de câncer de boca que, de acordo com Cancer Treatment Centers of America (CTCA), se desenvolve na parte oral da língua. Este tipo de câncer geralmente se origina em células pequenas, conhecidas como células escamosas, que recobrem totalmente a superfície da língua.

As aftas, também conhecidas como úlceras na boca, ocorrem na gengiva, céu da boca, bochechas e língua.De acordo com o MedlinePlus, ao morder a língua, podemos desenvolver uma afta. Fatores genéticos, estresse, dentes quebrados, alimentos condimentados ou ácidos e queimadura na língua podem causar aftas.

As doenças da língua são comuns e podem afetar pessoas de todas as idades. Algumas delas estão relacionadas à higiene bucal, já outras são causadas por vírus, fungos ou bactérias.