É normal ter espinhas no cu?

Perguntado por: upeixoto5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

A espinha no bumbum costuma ser um caso muito comum de foliculite confundida com acne. Muito parecida com espinhas, a infecção bacteriana ou fúngica é frequentemente responsável por esse terrível incômodo.

O ideal é tratar a acne com um sabonete específico, e lavar o rosto três vezes ao dia com água morna. Faça uma compressa de algodão com água quente e deixe sobre a espinha por alguns minutos. Esse método ajuda a espinha a sair de forma natural. Repita várias vezes até que ela desapareça por completo.

Quanto aos pequenos lábios ficarem escuros, normalmente essa mudança de cor acontece por causa do atrito da região genital com absorventes ou roupa íntima. Ter pequenos lábios grandes é normal.

Elas causam um leve incômodo – às vezes doloridas, às vezes não – mas geralmente desaparecem sozinhas. “Lavar bem o local com água e sabão pode ajudar a acelerar o processo de cicatrização. É indicado também ficar sem calcinha para evitar que o elástico fique machucando a região”, diz Thalita.

Não deve-se espremer nunca o pontinho da foliculite. Não adianta apertar que não vai sair nada. A foliculite não é algo “maduro” pra você estourar. Você pode fazer o ressecamento deles para o fechamento do folículo, como fazemos aqui no espaço Tez (até de maneira vegana).

É a foliculite, lesões semelhantes à acne, mas que podem ocorrer em diversas partes do corpo, principalmente no bumbum e na virilha. A foliculite é bastante comum e não costuma trazer complicações quando tratada, porém incomoda, causando dor, coceira, vermelhidão e, em alguns casos, até bolhas.

O gelo diminui a vermelhidão e o inchaço da espinha, ajudando também a desinflamar a acne e aliviar a dor que ela causa. Coloque um cubo de gelo dentro de uma toalha limpa e pressione pontualmente contra a espinha por 5 a 10 minutos. Pronto!

De acordo com a dermatologista, não existe um tempo preestabelecido para a espinha sarar - desde o período que ainda é apenas uma vermelhidão até o seu desaparecimento. “Eu acredito em uma média de uma semana, mas tudo pode variar. Se o paciente manipular aquela região, por exemplo, pode estender esse tempo”, pontuou.

Controle de oleosidade – Quando você combina os efeitos absorventes e antibacterianos do sal, isso pode ser muito útil para pacientes com acne. O sal não só ajuda a absorver as impurezas, mas também absorve o sebo para ajudar a controlar e equilibrar os níveis de óleo da sua pele.

Uma das melhores maneiras de ter os lábios rosados naturalmente é esfoliando-os com uma escova de dente regularmente. Tudo que você precisa fazer é molhar um pouco uma escova macia e passá-la pelos seus lábios em movimentos circulares.

O conteúdo da espinha é sebo mais células mortas, basicamente, associados aos agentes infecciosos", explica Dra. Monalisa Nunes. "Quando acontece uma espinha, aquela região da pele fica inflamada e muitas vezes dolorida.

Os caroços nos grandes lábios podem ter diversas causas, desde pêlos encravados a herpes genital. Mas, se os caroços causarem sintomas como coceira, queimação ou dor, pode ser que o problema seja clínico e precise de tratamento médico.

Como acabar com a foliculite nas partes íntimas?

  1. Manter a pele limpa, seca e hidratada;
  2. Não realizar lavagens antissépticas rotineiramente, pois eliminam as bactérias protetoras.
  3. Evitar escoriações ou irritações na pele, como as causadas pela depilação com lâmina ou cera.

Geralmente de quatro a dez dias.

Os modos mais comuns de transmissão da foliculite são compartilhamento de lâminas de barbear, contato direto com pele infectada e uso de banhos públicos (como em banheiras de hidromassagem e spas). O compartilhamento de toalhas também deve ser evitado.

Uma ferida com pus é sempre motivo de preocupação, pois significa que seu corpo está combatendo uma infecção. Para evitar que o problema se agrave, é preciso procurar ajuda de um profissional especializado em feridas imediatamente.

Vem com o Mano a Mano!

  1. Apare os pelos antes de depilar a virilha. Se seus pelos estiverem longos, é melhor cortá-los um pouco. ...
  2. Esfolie bem a pele para facilitar a remoção dos pelos. ...
  3. Tome um banho com água morna. ...
  4. Use creme, espuma ou gel de barbear. ...
  5. Use lâminas de barbear novas e raspe no sentido de crescimento dos fios.