É normal ter espasmos do nada?

Perguntado por: dandrade . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 10 votos

De qualquer maneira, é uma experiência comum (a Academia Americana de Medicina do Sono relata que até 70% das pessoas já tiveram esse espasmo). Os espasmos ou puxões ocorrem mais comumente quando uma pessoa está dormindo em uma posição desconfortável ou está cansada.

São provocados pelo estresse emocional e físico, má qualidade do sono, desidratação, estiramento de músculos e ligamentos, sobrecarga muscular, atividade física além do limite, fratura óssea, torção ou contusão, gravidez, abuso do álcool e excesso de cálcio, magnésio, sódio e potássio.

Diferença entre cãibra e espasmos musculares
A cãibra é caracterizada por dores mais fortes e, apesar de que possa ocorrer em qualquer parte do corpo, ela é mais comum na panturrilha e nos pés. Já os espasmos musculares, normalmente apresentam dores mais leves e é habitual que aconteçam em qualquer parte do corpo.

Doença neurológica causa movimentos de torção involuntários pelo corpo. A distonia é um distúrbio neurológico que causa contrações musculares involuntárias graves, em qualquer região do copo, como se fosse um espasmo, mantido por certo tempo.

Outra explicação também é que esses espasmos podem ser reflexos do relaxamento dos músculos durante o início do sono. O cérebro interpreta o relaxamento como sinal de que a pessoa está adormecendo e caindo, e ativa os músculos para reagirem rapidamente.

Os principais sintomas de um espasmo muscular incluem tipicamente dor aguda nas costas ou no pescoço, dependendo do local da lesão ou da condição subjacente, acompanhada por uma sensação de aperto muscular intenso, que pode ocorrer em “ciclos” que duram de alguns segundos a vários minutos.

Episódios de espasmos oculares podem ocorrer por vários dias ou semanas de cada vez e geralmente ocorrem a cada poucos segundos por um ou dois minutos. Os episódios de contração das pálpebras são imprevisíveis, eles podem ocorrer intermitentemente por vários dias, ou sumir por semanas ou até meses.

Diagnóstico de espasmo hemifacial
Deve-se realizar um exame de ressonância magnética (RM) para descartar tumores, outras anomalias estruturais e esclerose múltipla, que podem causar sintomas semelhantes. Além disso, geralmente a RM pode detectar a alça anormal da artéria que está pressionando o nervo.

As distonias segmentares afetam várias partes do corpo que estão próximas uma da outra. Inicialmente, as contrações (espasmos) podem ocorrer periodicamente ou em relação a uma atividade específica. Certos movimentos da parte afetada do corpo podem ativar os espasmos, que podem desaparecer durante o repouso.

Sintomas

  • Dormência ou fraqueza na face, braço ou perna (especialmente em um lado do corpo)
  • Confusão, problemas de fala ou compreensão.
  • Problemas para enxergar em um dos olhos.
  • Dificuldade para andar, tontura, perda de equilíbrio ou coordenação motora.
  • Dor de cabeça forte, sem causa aparente.

A distonia é um distúrbio neurológico dos movimentos caracterizado por contrações involuntárias dos músculos. Estas contrações compelem certas partes do corpo a executar movimentos repetitivos de torção ou a permanecerem em posições dolorosas.

As teorias apontam para dois lados: o espasmo é causado por ansiedade e inquietação antes de dormir, ou ainda, o corpo entra em estado de relaxamento, mas a mente ainda está ativa fazendo com que o cérebro te desperte para “regular” mente e corpo antes da fase REM do sono.

O Brasil tem a maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo, por isso, muitas pessoas também sofrem com a ansiedade noturna. Esta, por sua vez, é caracterizada por preocupações, pensamentos negativos e medos constantes antes de dormir.

Ou seja, sonhar com queda é uma forma do organismo compensar essa diferença na posição aparentemente repentina, liberando estímulos para que acordemos e mudemos de configuração. Tudo é feito de forma intencional, por mais estranho que pareça. A mente desordena nossa imobilidade, com a sensação de uma queda física.

A mioclonia é uma condição que causa espasmos involuntários em diversos músculos do corpo. Ela pode ocorrer durante o sono e é um exemplo frequente dessa condição, principalmente em crianças. Trata-se de algo que acontece no início do sono e gera a sensação de susto ou de estar caindo e acordar logo em seguida.