É normal ter corrimento toda hora?

Perguntado por: rfreitas . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Todas as vaginas soltam uma secreção natural em maior ou menor quantidade diária que é completamente normal e, inclusive, saudável. Aquilo que entendemos como corrimento normalmente vem atrelado a ideia de fluidos vaginais negativos, de odor desagradável, mas essa não é uma realidade geral.

O tratamento do corrimento vaginal pode envolver o uso de pomadas tópicas ou com comprimidos vaginais, que vão ajudar a reequilibrar a vagina e a regularizar a produção de corrimento. Nos casos de vaginose bacteriana ou de outros sintomas, pode ser recomendado o uso de antibióticos ou antifúngicos.

É caracterizado pela presença de uma secreção vaginal que pode ser branca, amarela, purulenta, esverdeada, com ou sem odor desagradável. Geralmente acompanhado de coceira genital e disuria (vontade de urinar a todo o momento em pequena quantidade acompanhado de ardor uretral).

É causada pela proliferação em excesso do fungo Candida sp, que habita normalmente a vagina da mulher. Os sintomas da candidíase são: Corrimento esbranquiçado denso, em grumos, tipo “nata de leite” ou “leite coalhado”

O que é corrimento vaginal?

  • Cor e consistência. ...
  • Cheiro. ...
  • Volume. ...
  • 1 – Corrimento branco ou amarelo claro. ...
  • 2 – Corrimento amarelo forte ou esverdeado. ...
  • 3 – Corrimento marrom ou rosado.

Tipos de corrimento vaginal
As secreções tidas como normais podem se apresentar brancas ou amareladas e pastosas quando secam na roupa íntima. No período menstrual, a secreção é comum, e muitas pessoas percebem que o volume aumenta durante a primeira fase do ciclo.

Corrimento vaginal atípico
Patologias como o câncer uterino podem alterar a cor do corrimento vaginal, deixando-o escuro, em tons de marrom. Verifique, ainda, se há mudanças no odor característico da região vaginal.

O sintoma mais comum é a presença de verrugas na região genital. A vulva, o ânus e o colo do útero são geralmente afetados, por exemplo. Também devemos suspeitar nos casos de ardência, coceira ou placas na região genital. As lesões, entretanto, também podem ser na garganta, boca e lábios.

O diagnóstico se faz através do exame colpocitológico de Papanicolaou, usado para rastrear o câncer de colo do útero. Consiste em um esfregaço ou raspado das células esfoliadas da região cervical e vaginal [3].

O corrimento não deve ter odor, ou ser acompanhado de ardência ou dor ao urinar e coceira. Portanto é necessário consultar-se em um médico ginecologista para poder realizar o devido tratamento e garantir a saúde vaginal.

Quando o corrimento pode indicar uma doença

  1. Coloração diferente da esbranquiçada ou transparente, como amarela, verde, cinza ou com sangue;
  2. Odor forte ou mau cheiro;
  3. Consistência mais densa;
  4. Quantidade mais abundante que a habitual;
  5. Grumos, como leite coalhado;
  6. Pus;
  7. Coceira, ardência ou dor.

Os mais comuns são: Candidíase (fungo) – provoca um corrimento esbranquiçado, leitoso. Traz muita coceira e é frequente no verão. É mais comum na fase pré-menstrual, quando o pH da vagina está mais ácido e os fungos conseguem se proliferar mais facilmente.

Gino-Canesten comprimido vaginal é indicado para o tratamento local de vaginite, infecção causada por fungos, geralmente do gênero Candida, localizada na área genital, cujo sintoma mais evidente é o aparecimento de corrimento.

5 pomadas para candidíase

  • Clotrimazol. A pomada para candidíase Clotrimazol possui ação antifúngica e serve para inibir a proliferação da Candida albicans. ...
  • Miconazol. A pomada para candidíase Miconazol também faz parte da classe dos antifúngicos. ...
  • Nistatina. ...
  • Tioconazol + Tinidazol. ...
  • Isoconazol.

Mas qual o cheiro normal da vagina? Esse odor costuma ser leve e é um sinal de que está tudo bem com seu organismo. Além disso, durante o ciclo menstrual, é comum que a intensidade do cheiro da vagina sofra modificações, se tornando mais forte durante a ovulação.

É sintoma de infecção se o corrimento branco pastoso estiver acompanhado de:

  1. coceira intensa;
  2. mau cheiro;
  3. dor ao urinar em qualquer fase do ciclo menstrual, inclusive na gravidez;
  4. dor pélvica.

O problema pode causar sintomas como dores pélvicas na menstruação ou mesmo fora dela, cólicas fortes, sangramento na urina ou nas fezes e infertilidade.

Os maiores indícios de uma infecção no útero são: – sangramento para o período menstrual; – sangramento durante ou depois da relação sexual; – corrimento amarelado, amarronzado ou acinzentado com mau cheiro; – dor ao urinar; – dor durante a relação sexual; – desconforto na parte de baixo da barriga; – sensação de ...

Quando o HPV apresenta sintomas, os mais comuns são o desenvolvimento de verrugas genitais e lesões na pele e mucosas. Essas manifestações podem causar coceira, ardência, irritabilidade local e, nas mulheres, corrimento vaginal com forte odor.