É normal ter corrimento amarelo Pós-parto?

Perguntado por: ualmada . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

É normal a existência de corrimento vaginal, com as seguintes características: Hemático (com sangue) – durante os primeiros dias; Sero-hemático (acastanhado, raiado de sangue) – 3º ao 10º dia; Seroso (amarelado/esbranquiçado) – a partir do 10º dia.

As características da loquiação variam ao longo do tempo: cor de sangue nos primeiros 2 a 4 dias; mais rosadas à medida que a perda vai diminuindo; esbranquiçadas ou amareladas após 10 dias.

Por até 20 ou 30 dias pode haver ainda corrimentos vaginais, também chamados de lóquios, que se assemelham à menstruação. De cor vermelha e escura inicialmente, a tendência é que fique acastanhado ou transparente. Nas mulheres que optaram pela cesariana, o corrimento deve ser menor.

O corrimento amarelo, ou amarelo esverdeado, com cheiro desagradável e forte, associado a dor e sensação de queimação durante a relação sexual ou ao urinar, pode ser causado pelo Trichomonas vaginalis (tricomoníase).

A ovulação é normalmente acompanhada de um aumento de corrimento. Situações como a amamentação e a excitação sexual também despoletam respostas hormonais que aumentam o seu volume.

Sintomas das infecções do útero após o parto
Os sintomas das infecções uterinas costumam incluir dor na parte inferior do abdômen ou da pelve, febre (geralmente no prazo de um a três dias após o parto), palidez, calafrios, sensação geral de doença ou desconforto e, muitas vezes, dor de cabeça e perda de apetite.

Os lóquios possuem odor característicos semelhantes ao sangue menstrual, qualquer modificação desse odor para – odor fétido – pode indicar uma infecção puerperal sendo necessário buscar orientação de um especialista.

Por volta dos cinco primeiros dias, o lóquio tem coágulos, tonalidade vermelho vivo e vai ficando mais claro com o passar do tempo. Entre o quinto e sétimo dia, ele tem uma consistência mais líquida e tom rosa ou amarronzado.

Evite carregar peso
Durante os primeiros 15 dias após a realização da cesariana é fundamental que a mulher evite carregar peso e também não realize qualquer movimento brusco. O esforço pode prejudicar a cicatrização, bem como desencadear dor.

Neste período a atividade sexual já não é recomendada, mesmo para parto normal sem intercorrências pelo aumento da chance de infecção puerperal. A maioria das mulheres não apresenta complicações no parto que possam influenciar sua sexualidade.

Durante o puerpério, a mãe deve evitar o uso de drogas ilícitas, tabaco e álcool. Além disso, o uso de qualquer medicamento deve ser previamente autorizado pelo seu médico, já que algumas substâncias impossibilitam a amamentação.

O ato de tomar água inglesa para limpar o útero é recomendado por alguns médicos, inclusive, no pós-parto. Em alguns casos também é recomendado em casos de aborto, para que o corpo da mulher possa eliminar mais facilmente as toxinas que possam ter permanecido.

Quais são os principais sintomas de inflamação no útero?

  • desconforto ao praticar relações sexuais;
  • sangramento após ter tido relação sexual;
  • sangramento fora do período menstrual;
  • dor ao urinar;
  • dor e sensação de inchaço na parte inferior da barriga;
  • corrimento com mau cheiro, de cor cinza, marrom ou amarelada.

Mas em geral os cuidados são os exames de papanicolau, de mama e hormonais. Além destes, o acompanhamento da recuperação uterina, como a atenuação de sangramento, regresso ao tamanho normal, geração de leite apropriada e em caso de pontos cuidados com a boa cicatrização.

3 tipos de corrimentos vaginal e o que dizem sobre a sua saúde

  • 1 – Corrimento branco ou amarelo claro. ...
  • 2 – Corrimento amarelo forte ou esverdeado. ...
  • 3 – Corrimento marrom ou rosado.