É normal ter a virilha escura?

Perguntado por: vgouveia7 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 10 votos

Axilas e virilhas escuras são problemas que qualquer pessoa pode ter. Por essas áreas possuírem uma pele mais sensível e estarem em um local de dobra cutânea, são mais suscetíveis ao aumento da pigmentação – processo chamado de hipercromia.

Sim, é possível voltar ao tom original da pele nessas áreas escurecidas com certos cuidados e tratamentos, mas isso depende, principalmente, da causa do escurecimento. Se for trauma ou inflamação, existem cremes anti-inflamatórios ou despigmentantes e clareadores que podem auxiliar no clareamento da região.

Para clarear a virilha de forma mais rápida existem ainda alguns procedimentos estéticos, como o peeling químico, que promove uma descamação da pele, ou a luz pulsada, que melhora a oxigenação no local, mas que devem ser realizados por um dermatologista ou esteticista com formação especializada.

Como clarear a virilha com receita caseira. Misture duas colheres de sopa de bicarbonato com 20 ml de leite de rosas até formar uma pasta. Em seguida, aplique na região por 15 minutos. Após, lave a região com água morna e aplique um hidratante.

Axilas e virilhas escuras são problemas que qualquer pessoa pode ter. Por essas áreas possuírem uma pele mais sensível e estarem em um local de dobra cutânea, são mais suscetíveis ao aumento da pigmentação – processo chamado de hipercromia.

Os principais procedimentos feitos para clarear as manchas escuras na virilha, são: Peeling químico; Luz intensa pulsada; Laser.

As sessões do procedimento custam entre R$ 250 e R$400. Segundo dados do “Google Trends”, a procura por “clareamento íntimo” no Brasil alcançou pico de buscas em julho de 2020, oito anos após o início do levantamento.

O procedimento de clareamento íntimo a laser ou com peeling dura cerca de 30 minutos. Geralmente é indolor, seguro e com alto grau de satisfação por parte das mulheres. Recomenda-se fazer entre 1 e 4 sessões, dependendo do resultado esperado.

Entre as opções cientificamente comprovadas que ajudam a clarear a virilha estão o peeling, as medicações manipuladas e, principalmente, os procedimentos com laser.

Alguns exemplos de cremes com hidroquinona na composição são o Solaquin, Clariderm, Claquinona, Vitacid Plus ou Hormoskin, por exemplo, que em algumas formulações está associada a outras substâncias ativas. Além disso, a hidroquinona também pode ser manipulada em farmácias.

Bepantol para clarear virilha
Já para clarear a virilha o produto não é indicado. "Ele não é um creme clareador e, por isso não é aconselhável ser usado para este fim", diz. Mas, por ser um reconstrutor da barreira cutânea, ele evita que as agressões externas, como a depilação, pigmente a pele causando manchas.

A nimesulida gel deve ser aplicada sobre o local afetado duas vezes ao dia, massageando levemente até que a cor do medicamento desapareça. Siga corretamente o modo de usar, caso os sintomas não melhorem, entre em contato com seu médico.

Então a resposta para a pergunta tema é: Não!
A nistatina associada ao óxido de zinco não servem para clarear a pele.

Creme de cenoura, mel e iogurte
O creme de cenoura, mel e iogurte é uma ótima opção para clarear e eliminar as manchas nas axilas, além de evitar o surgimento de novas manchas, uma vez que é rico em vitaminas. O mel tem a função de hidratar e cicatrizar a pele, promovendo o crescimento de novas células.