É normal ter a moleira do bebê pulsar?

Perguntado por: alopes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

Moleira pulsando é normal? Diante de um choro intenso causado por algum desconforto, é normal que a moleira do bebê apresente pulsação. Não havendo outros sintomas, os pais podem ficar mais tranquilos, pois isto não representa perigo algum à criança.

Por exemplo, ao lavar a cabeça, passar a mão suavemente pela região, evitando apalpar ou apertar a moleira. Também é importante evitar o uso de acessórios que pressionem a região como faixas, laços, presilhas e bonés.

A moleira alta, mas flexível ou almofadada, é algo normal e que não apresenta problema. No entanto, se você perceber que está alta e tensa, pode ser um sinal de pressão intracraniana por alguma razão. Nesse caso, é fundamental encaminhar o bebê para a urgência médica.

O que não pode ser feito em nenhuma hipótese é apertar ou causar traumas nesta área da moleira, pois essa é a região mais sensível do seu pequeno. No momento do banho, seja sempre cuidadoso ao lavar a cabecinha do bebê, tanto com a parte da frente, quanto a de trás.

Ao observar ou tocar na moleira do bebê, é comum perceber uma certa pulsação nessa área, o que não representa nenhum problema com a criança.

Até os seis meses de idade O BEBÊ NÃO PRECISA BEBER ÁGUA. Pois ele já é ALIMENTADO EXCLUSIVAMENTE COM O LEITE MATERNO, que é o ALIMENTO COMPLETO DO BEBÊ E TEM NUTRIENTES E ÁGUA SUFICIENTES para saciar sua sede.

“Moleira é o nome popular para fontanela (espaço aberto entre os ossos do crânio do bebê, que se juntam mais tarde). Uma região macia e flexível em formato de losango no alto da cabeça do bebê”, explica ela.

A médica menciona que o cérebro da criança é muito bem protegido pela moleira. Dessa forma, você pode passar a mão pela região, lavar a cabeça do bebê e até fazer carinhos delicados sem grandes preocupações, pois essa região é sim sensível, mas não precisamos nos preocupar em excesso.

“No banho, devemos lavar com cuidado, passando a mão, sem fazer força.” O ideal, diz Silvana, é segurar a cabeça da criança por trás com uma mão e com a outra passar o xampu suavemente. Depois, fazer uma espécie de concha com a mão para jogar a água delicadamente e retirar o produto.

Reflexo de Moro – O bebê joga a cabeça para trás, estica as pernas, abre os braços e os fecha depois. Surge quando o recém-nascido se sente desequilibrado ou assustado. Some por volta do segundo ou terceiro mês.

Os pediatras recomendam que a oferta de água para o bebê comece a partir dos 6 meses. Esta é a idade em que o leite materno deixa de ser a única fonte de alimentação.

Um abaulamento da fontanela é uma curva suave para fora (externa) da moleira ou fontanela de um bebé.

três meses de idade

É nessa idade que o bebê começa a enxergar com um pouco mais de profundidade. Aos três meses de idade, os bebês já têm uma visão tridimensional e se tornam capazes de seguir objetos e pessoas com o olhar. Aos 4 meses conseguem enxergar todas as cores e podem prever o movimento de um objeto.

1De acordo com o conhecimento e estudos médicos, não se pode dar chá para o bebê antes dos 6 meses. 2Seu estômago ainda é muito pequeno, e o fato é que ele não precisa de nenhum outro líquido ou alimento além do leite materno nessa idade.

Como lidar com o soluço nos bebês
Também é indicado colocar o pequeno para arrotar mais vezes. Você pode fazer isso antes de trocar de lado na amamentação. Se o bebê já tiver sido introduzido à alimentação pastosa e sólida, oferecer um pouco d'água, após as refeições também pode ajudar a aliviar o soluço.

O fechamento da fontanela ocorre em média no segundo semestre de vida, mas variações deste processo não indicam que há alguma coisa errada. Nos limites, a fontanela pode estar aberta até o segundo ano de vida ou pode mesmo já estar fechada ao nascimento, sem que isso represente um problema de saúde para a criança.

A desidratação em bebês é tratada ao incentivar o bebê a consumir líquidos que contenham eletrólitos. O leite materno contém todos os líquidos e eletrólitos de que um bebê precisa e é o melhor tratamento quando possível.