É normal ter 34 dentes?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

A arcada dentária completa de um indivíduo adulto deve ter 32 dentes no total. Se esse número é ultrapassado, pode ser diagnosticado que o paciente possui um, ou mais, dente supranumerário. Conversamos com o dentista Robson Caumo para entender melhor sobre eles.

É sabido que em idade adulta os cavalos têm 40 dentes e as éguas têm 36 dentes.

Normalmente as crianças têm 20 e adultos têm 32 (28 se os dentes do siso forem extraídos). E cada um deles necessita de cuidado.

A arcada dentária completa de um indivíduo adulto deve ter 32 dentes no total. Se esse número é ultrapassado, pode ser diagnosticado que o paciente possui um, ou mais, dente supranumerário.

Um adulto com dentição normal possui de 28 a 32 dentes.

Em linhas gerais podemos afirmar que uma criança com a dentição decídua completa possui 20 dentes e um adulto com sua dentição permanente completa possui 32 dentes.

Esse problema também pode acontecer nas crianças que ainda possuem dentes de leite e, nesse caso, o dente supranumerário é caracterizado quando existem mais de 20 dentes de leite na boca do paciente. Os dentes supranumerários também podem ser conhecidos como dentes extranumerários.

Por outro lado, na fase adulta é possível encontrar cerca de 32 dentes permanentes – que são divididos em incisivos, caninos, pré-molares e molares.

Segundo pré molar inferior (35 e 45): A coroa destes dentes são maiores que as do primeiro pré molar inferior. Por isso normalmente possuem duas ou três pontas (cúspides).

Dente do siso (dente serotino ou terceiro molar)

A agenesia é a falta de pelo menos um dente, excluindo os terceiros molares (sisos). Existem dois tipos de agenesia dentária: Oligodontia: refere-se à falta de seis ou mais dentes, excluindo terceiros molares. Anodontia: corresponde à ausência total de dentes permanentes.

“Já presenciei casos de pacientes meus que começaram a perceber a erupção do siso após os 40 anos, como já tive casos de indivíduos com 16 anos já com siso surgindo na boca.”, conta o dentista. Dependendo de cada caso, o nascimento do dente siso vai provocar sintomas diferentes nos indivíduos.

Em uma boca saudável, as mucosas devem ser rosadas, nem muito claras nem muito escuras. Não deve haver sangramentos nem inchaços na gengiva. A língua deve estar limpa, sempre rosa, porém sem estar lisa demais ou marcada nas laterais, e não deve haver sinais de acúmulo de placa bacteriana ou tártaro.

Há casos de pacientes que os dentes sisos começam a nascer por volta dos 30 anos, mas o procedimento para diagnóstico e retirada é o mesmo.

(Os dentes do siso irrompem mais tarde, em torno dos 17 aos 21 anos). Ocasionalmente, um ou mais dentes de leite nunca caem, mas em alguns casos, no entanto, o tratamento ortodôntico pode ser a melhor opção para evitar problemas graves.

Segundo molar inferior: 37 e 47.

Os adultos geralmente têm 32 dentes, quatro dos quais são dentes do siso. Um artigo de 2019 afirma que um conjunto completo de dentes adultos consiste em 16 dentes inferiores e 16 superiores. Neste post de hoje, abordaremos a anatomia e a função dos dentes.

Além disso, existem diversos casos de pessoas que não desenvolveram alguns dentes. Isso se deve à evolução e às consequentes mudanças de hábitos dos seres humanos. Sendo mais, é normal ter entre 28 e 32 dentes na boca.

O nascimento dos dentes permanentes ocorre aos 6 anos +/- 6 meses. Com exceção dos sisos, o último dente permanente a nascer ocorre em torno dos 12 anos de idade.

molares

Os molares são os maiores de todos os dentes. Eles têm uma superfície grande e plana com sulcos que permitem mastigar e triturar alimentos.