É normal ter 29 dentes na boca?

Perguntado por: ohernandes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Um adulto com dentição normal possui de 28 a 32 dentes. Bem cuidados, estes dentes o acompanharão até a velhice.

A arcada dentária completa de um indivíduo adulto deve ter 32 dentes no total. Se esse número é ultrapassado, pode ser diagnosticado que o paciente possui um, ou mais, dente supranumerário.

Em situações normais, o número de dentes primários na boca da criança é de até 20 dentes e no adulto é de 32 dentes. Assim, qualquer dente a mais é conhecido como supranumerário e já caracteriza um caso de hiperdontia, provocando alterações na boca com dentes encavalados.

Em linhas gerais podemos afirmar que uma criança com a dentição decídua completa possui 20 dentes e um adulto com sua dentição permanente completa possui 32 dentes.

Os adultos geralmente têm 32 dentes, quatro dos quais são dentes do siso. Um artigo de 2019 afirma que um conjunto completo de dentes adultos consiste em 16 dentes inferiores e 16 superiores. Neste post de hoje, abordaremos a anatomia e a função dos dentes.

O dente completa a sua formação entre as idades de 15-25 anos, variando de paciente para paciente, por isso, nem sempre encontram espaço suficiente para sua erupção e podem trazer uma série de problemas indesejáveis para a saúde bucal.

Juízo; tino; prudência; bom senso; circunspecção .

Essa condição de saúde bucal é definida como hiperdontia, que significa que uma pessoa tem um ou vários dentes a mais do que os 32 dentes permanentes.

Com cerca de 18 anos nascem os 4 últimos dentes molares (mais conhecidos como dentes do siso), completando a dentição em definitivo. Assim, a pessoa passa a ter 32 dentes na vida adulta. Embora os dentes do siso costumem surgir aos 18 anos, eles também podem aparecer entre a período de 16 até os 21 anos de idade.

Os dentes são considerados supranumerários quando o número for superior a 20 na dentição decídua e 32 na dentição permanente. Os fatores etiológicos podem englobar várias causas, tais como o crescimento excessivo da lâmina dentária, fatores hereditários, dicotomia do germe dentário, doenças gerais, e algumas síndromes.

O homem com mais dentes na boca – registrado pelo Guinness Book, em setembro de 2014 – é indiano e dispõe de 37 dentes.

É o bagre (ordem Siluriformes) e tem incríveis 9280 dentes.

Em uma boca saudável, as mucosas devem ser rosadas, nem muito claras nem muito escuras. Não deve haver sangramentos nem inchaços na gengiva. A língua deve estar limpa, sempre rosa, porém sem estar lisa demais ou marcada nas laterais, e não deve haver sinais de acúmulo de placa bacteriana ou tártaro.

Então, quantos dentes nós temos? Normalmente as crianças têm 20 e adultos têm 32 (28 se os dentes do siso forem extraídos).

Terceiro molar superior (18 e 28): Popular dente Siso. Normalmente é o menor dos molares.

Há casos de pacientes que os dentes sisos começam a nascer por volta dos 30 anos, mas o procedimento para diagnóstico e retirada é o mesmo.

Além disso, existem diversos casos de pessoas que não desenvolveram alguns dentes. Isso se deve à evolução e às consequentes mudanças de hábitos dos seres humanos. Sendo mais, é normal ter entre 28 e 32 dentes na boca.