É normal ter 18 anos e não ter barba?

Perguntado por: ufigueiredo . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

A idade é um dos possíveis motivos pelos quais você ainda não tem tantos pelos no rosto. Em alguns homens, os fios podem surgir na adolescência. Em outros caras, pode ser que os pelos só comecem a crescer aos 20 e poucos anos e tem homens que só conseguem próximo dos 30 anos.

É verdade que alguns homens podem não ter pelos faciais, de todo? Sim, é possível, nem todos os homens têm pelos faciais. A razão mais comum a genética. Alguns homens que têm problemas de crescimento de pelos faciais, estão a recorrer ao implante de pelos no rosto.

É possível citar como principias vilãos do crescimento dos fios: agentes genéticos, má alimentação, excesso de oleosidade na face, falta de higiene, ausência de cuidado com os fios e até mesmo problemas de saúde. Por isso, alguns procedimentos básicos podem realizar mudanças vigorosas na aparência dos fios.

A predisposição genética determina quando os pelos faciais vão surgir no rosto de um homem, bem como no corpo todo. Se você quer ter uma noção se sua barba vai crescer ou não, basta dar uma olhada no seu pai, avô ou mesmos tios, já que essas características são compartilhadas em família.

É comum ouvir que raspar os pelos faz com que nasçam mais grossos, mas nada altera sua velocidade de crescimento ou espessura, exceto causas hormonais. Sabe aquela velha história de que se rasparmos os pelos do corpo eles nascerão mais grossos? É mito.

Isso pode ser explicado por diversos fatores. Alguns homens não conseguem ter pelos no rosto por uma questão de genética; outros ainda não têm idade suficiente para que os fios fiquem grandes, e ainda há as pessoas que sofrem com a falta de um barbão bonito por causa do estresse do dia a dia.

10 anos

A idade é variável, mas nos casos dos meninos o processo de amadurecimento puberal pode começar a partir de 10 anos, variando de acordo com a história familiar, dentre outros. Sendo assim, dependendo da evolução, 13 anos é possível, mas é necessário uma avaliação melhor do caso. Procure um endocrinologista.

Embora ele possa crescer com certa rapidez, pode-se levar várias semanas ou até um mês para o pelo crescer completamente, dependendo do tipo de bigode que deseja cultivar e da rapidez com que a sua barba cresce. Isso pode demorar algum tempo, então procure não tentar apressar esse processo.

Significado de Imberbe
Sem barba; cujo rosto ou o queixo não possui pelos.

Em outras palavras: barbas. Apesar disso, os homens que não conseguem exibir uma barba cheia não devem pensar que estão com alguma falta no departamento da testosterona. Na verdade, um homem pode ter muita testosterona no organismo, mas não vai conseguir se unir ao grupo dos barbudos se ela não for convertida em DHT.

"Minoxidil e Finasterida são dois ativos bem conhecidos para esses casos. Existem farmácias que manipulam esses produtos, por exemplo. Porém, o mais aconselhado é buscar uma opinião de um médico dermatologista", aconselha.

Publicado na revista científica Archives of Sexual Behavior, um novo estudo não encontrou nenhuma relação entre a quantidade de pelos faciais e a autopercepção de dominância em homens e seus níveis de testosterona.

Confie que chegou a hora de dizer: “quero ter barba!”

  1. Mantenha uma dieta equilibrada. Amigo, tudo o que a gente ingere interfere em nosso organismo. ...
  2. Utilize produtos específicos para barba. Os cosméticos de barba são desenvolvidos com nutrientes e vitaminas específicas para essa parte do rosto. ...
  3. Recorra a um tônico.

01) BARBA POR FAZER – 39% dos votos
Disparado na primeira colocação, medalha de ouro, nós temos a Barba por Fazer, a Favorita, o Estilo de Barba que mais atrai o público feminino, eita!

A pouca quantidade de pelos pode estar ligada à genética, doenças autoimunes ou mesmo aos quadros de foliculite. Quando o caso não tem cura a alternativa é assumir as falhas sem medo ou disfarçá-las. Já quando reversível existem maneiras de estimular o crescimento dos fios.

Barba não cresce de maneira uniforme
Cada região da barba - queixo, laterais, bigode - pode se desenvolver num momento diferente. Ela não vai começar já completa. Se os pelos não estão nascendo em alguma área do seu rosto, isso não é uma falha. É só a sua barba que ainda tá em fase de desenvolvimento.

Nas bochechas, por exemplo, a barba tende a crescer mais devagar do que no queixo e no bigode. Isso ocorre pelo mesmo motivo por que a bochecha costuma ser a região com mais falhas: ela recebe menor fluxo sanguíneo. Como resultado, os hormônios que chegam lá pelo sangue demoram mais a estimular o bulbo capilar.

De acordo com a portaria nº 310, de 1995, do extinto Ministério do Exército, é vedado o uso de barba aos oficiais e praças do Exército. Os motivos são higiene e uniformização. Assim como o uso de fardas iguais, a estética do rosto também é uma forma de uniformização.

Remover a barba com muita frequência favorece o aparecimento de pelos encravados. Aqui há uma verdade! Aqueles que se barbeiam com uma maior frequência tendem a apresentar mais pelos encravados e foliculite na barba.

O corpo dos homens possui um hormônio chamado testosterona e a produção desse hormônio faz com que os homens tenham barba.

Uma minoria dos homens tem um distúrbio nos hormônios masculinos, o que acaba fazendo com que os pêlos não apareçam. Mas aí outras alterações, como um pequeno desenvolvimento dos genitais, voz mais aguda, pele fina e corpo sem muita massa muscular, também vão estar presentes.