É normal suar muito a cabeça quando dorme?

Perguntado por: ojesus . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 7 votos

O suor na cabeça é comum e tende a aparecer especialmente à noite.

"Quando o suor noturno é excessivo, ele pode indicar alguns distúrbios do organismo como menopausa (queda de estrogênio), apneia do sono, hiperidrose, alterações metabólicas como diabetes, hipertiroidismo, ansiedade, excesso de bebida alcoólica, ou alimentação muito condimentada e pesada antes de dormir", continua a ...

Possíveis causas do suor excessivo

  1. Ansiedade. A ativação excessiva do sistema nervoso simpático, especialmente devido a níveis elevados de ansiedade, é uma das principais causas de hiperidrose. ...
  2. Menopausa. ...
  3. Doença de Parkinson. ...
  4. Fibromialgia. ...
  5. Câncer. ...
  6. Lesão de um nervo. ...
  7. Insuficiência cardíaca congestiva.

Para controlar o sintoma em si, são indicados o uso de cremes ou loções locais e a aplicação da toxina botulínica, que é distribuída em pequenas quantidades na superfície do couro cabeludo.

Para aliviar o suor durante a noite, você pode fazer uso de cremes ou loções desodorantes, antitranspirantes e adstringentes. Isso porque as glândulas sudoríparas estão menos ativas à noite, sendo este o melhor momento para aplicar esses produtos.

É normal que o paciente procure um clínico geral por não saber o que é exatamente. No entanto, será encaminhado a um dermatologista.

Causas da hiperidrose
A hipótese mais aceita pela medicina até agora é de que pessoas que suam além do comum tenham predisposição genética. Estima-se que algo em torno de 30% a 50% dos pacientes que sofrem com a sudorese excessiva possuam um parente de primeiro grau, como pai ou mãe, com o mesmo problema.

Pessoas com suores noturnos e outros sintomas devem procurar um médico, disse Boutin-Foster, especialmente aqueles que têm uma condição médica crônica conhecida. Mesmo aqueles sem nenhum outro sintoma devem monitorar seu suor e manter um registro da temperatura, medicamentos e alimentos, disse ela.

Inchaço nos gânglios do pescoço, das axilas e da virilha, suor noturno excessivo, febre, coceira na pele e perda de peso são os principais sintomas do linfoma não Hodgkin, tipo de câncer que acaba de ser diagnosticado na atriz Jane Fonda. Fonda descreveu o quadro como "um câncer muito tratável".

O suor noturno e a febre, principalmente no final da tarde, são sintomas característicos do Linfoma.

Os chamados alimentos termogênicos, como o café, o chá verde, o alho e a cebola, aceleram o metabolismo e aumentam a produção de hormônios, entre eles a adrenalina. O resultado é maior transpiração.

Ele costuma indicar apenas que a criança está com calor. Muitas mães, temendo que o filho adoeça, agasalham-no excessivamente na hora de dormir, além de lacrar o quarto, o que faz com que ele transpire. Para resolver a questão, basta diminuir a quantidade de roupas e de coberta, além de refrescar o ambiente.

As pessoas com transpiração excessiva (hiperidrose) transpiram profusamente, e algumas pessoas, quase constantemente. A sudorese excessiva, em geral, não tem uma causa clara, mas às vezes, é causada por infecções, problemas metabólicos ou câncer.

As pessoas com transpiração excessiva (hiperidrose) transpiram profusamente, e algumas pessoas, quase constantemente. A sudorese excessiva, em geral, não tem uma causa clara, mas às vezes, é causada por infecções, problemas metabólicos ou câncer.

A hiperidrose é diagnosticada por meio de dois exames: o teste de amidoiodo e o teste de papel. No teste de amidoiodo, uma determinada quantidade de um produto é colocada em diferentes pontos do corpo do paciente, durante uma determinada janela de tempo.

Use cremes e óleos para proteger o cabelo
Vale optar por um óleo que seja reparador de pontas, bem levinho. Cremes de pentear e leave-in também são bem-vindos. Você pode até pingar algumas gotinhas de óleo no creme para dar um boost. Isso facilita muito no pós treino, principalmente na hora de pentear.

Diagnóstico da hiperidrose
A hiperidrose pode ser primária ou secundária a uma doença clínica subjacente. É diagnosticada por história e exame, mas pode ser confirmada com o teste de iodo e amido. Para esse teste, solução de iodo é aplicada à área afetada e deixada para secar.

A distonia é caracterizada por contrações musculares involuntárias de longa duração (contínua) que podem forçar as pessoas a posições anormais, por exemplo, fazendo com que todo o corpo, o tronco, os membros ou o pescoço se torçam. A distonia pode ser resultante de uma mutação genética, uma doença ou um medicamento.