É normal suar dormindo?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

O suor durante o sono, especialmente durante as épocas mais quentes do ano, é resultante de um processo natural do corpo para regular sua temperatura interna. No entanto, quando o suor noturno acontece mesmo em dias frescos ou frios, pode ser hora de procurar um médico.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta que: “a sudorese é uma condição normal do nosso corpo e ajuda a manter a temperatura. É normal suar quando se está calor, durante a prática de atividades físicas ou em certas situações específicas, como momentos de raiva, nervosismo ou medo.

Ele costuma indicar apenas que a criança está com calor. Muitas mães, temendo que o filho adoeça, agasalham-no excessivamente na hora de dormir, além de lacrar o quarto, o que faz com que ele transpire. Para resolver a questão, basta diminuir a quantidade de roupas e de coberta, além de refrescar o ambiente.

O suor durante o sono, especialmente durante as épocas mais quentes do ano, é resultante de um processo natural do corpo para regular sua temperatura interna. No entanto, quando o suor noturno acontece mesmo em dias frescos ou frios, pode ser hora de procurar um médico.

Febre que perdura por mais de uma semana e ocorre principalmente no final da tarde e início da noite, suor noturno — daqueles que encharcam os lençóis e travesseiros –, perda de peso sem motivo aparente e ínguas indolores na região da axila e da virilha.

Inchaço nos gânglios do pescoço, das axilas e da virilha, suor noturno excessivo, febre, coceira na pele e perda de peso são os principais sintomas do linfoma não Hodgkin, tipo de câncer que acaba de ser diagnosticado na atriz Jane Fonda. Fonda descreveu o quadro como "um câncer muito tratável".

E se você não sofre com a sudorese noturna, saiba que é durante a noite que as glândulas sudoríparas se tornam menos ativas e, por isso, esse é o momento mais indicado para aplicar o desodorante antitranspirante.

O suor é formado por uma solução aquosa que contém íons, como o sódio e o potássio, ureia, amônia, ácido úrico e uma pequena porção de proteínas. Diante de sua composição, é possível perceber que, além de regular a temperatura do corpo, o suor é responsável por eliminar produtos tóxicos.

De acordo com a expert, o suor é composto por cloreto de sódio, o que desidrata os fios, e ainda pode prejudicar o couro cabeludo. “Ele pode mudar o pH do couro cabeludo e a sua microbiota, o que a longo prazo causa seborreia, já que a umidade colabora para a proliferação de fungos”, explica.

5 dicas para controlar a transpiração excessiva

  1. Use um desodorante antitranspirante antes de dormir. ...
  2. Evite alimentos que estimulam o suor. ...
  3. Use roupas com tecidos leves e de alta absorção. ...
  4. Use sapatos arejados. ...
  5. Seque-se bem após o banho.

Quando não respeitamos os sinais de sono do bebê (bocejar, esfregar os olhos, cabelos ou orelhas, perda do interesse no ambiente, olhar parado), ou os forçamos a ficar acordados além de suas necessidades, eles ficam exaustos, chorosos, mal-humorados.

A hiperidrose infantil – suor excessivo em crianças -, pode ser fonte de stress, impactando tanto as relações quanto a autoestima das crianças. Além disso, com o suor excessivo, as roupas podem ficar manchadas e com um cheiro desagradável com o tempo.

Significado do suor frio excessivo
Se a sensação de suor frio for constante é aconselhável buscar orientações médicas. O sintoma de sudorese fria, juntamente com dificuldade em respirar, pele pálida, tonturas ou sensação de fraqueza podem significar algum outro problema de saúde ou uma doença subjacente.

O suor noturno é um sintoma comum, tanto em infecções bacterianas quanto virais. A tuberculose é a infecção mais fortemente associada ao excesso de suor durante a noite. Entretanto, as endocardites (inflamação no coração), as osteomielites (inflamação nos ossos) e a infecção por HIV também podem desencadear o sintoma.