É normal soltar pum muito fedido na gravidez?

Perguntado por: fpires . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

De início, comece cortando alimentos que são os mais comuns de gerar gases: Legumes como couve, couve-flor, feijão, cebolas, brócolis, alcachofras e aspargos contêm carboidratos fermentativos, de difícil digestão. Isso pode portanto, produzir gases cheios de enxofre, resultando em mau cheiro.

O aumento de gases durante a gestação é comum e não há muito o que fazer para se previnir, já que eles surgem por causa de um aumento hormonal natural do corpo, mas existem algumas estratégias para amenizar o problema. A rotina alimentar, por exemplo, é capaz de impactar diretamente na quantidade de gases.

Isso ocorre principalmente pela constipação, já que, com hábitos inadequados, o ritmo intestinal tende a ficar mais lento, resultando em constipação. Com as fezes presa no intestino, a produção de gases tende a aumentar, com um mau cheiro característico.

Um ótimo remédio simples e natural para gases na gravidez são os chás de erva-cidreira, devido às suas ações calmantes e antiespasmódicas, que ajudam a aliviar a dor e o desconforto. O consumo de água ajuda a reduzir a retenção de gases e o inchaço, bem como as indesejadas cólicas.

A formação de gases com forte odor de fato pode estar relacionada a problemas intestinais, mas em geral vem da alimentação mesmo. “Uma vez descartada a suspeita de que a dieta seja a responsável pelo mau cheiro dos gases, deve-se investigar algumas doenças que podem alterar o equilíbrio da flora intestinal”.

Quando se preocupar com os gases? Chegamos, enfim, à dúvida que o trouxe até este texto: quando se preocupar com os gases? Basicamente, quando eles forem liberados em excesso (mais de 25 vezes ao dia) e virem acompanhados de outros sintomas, como desconforto, dor, distensão abdominal (inchaço) e diarreia.

Deitar com os membros inferiores elevados ajuda na eliminação dos flatos. Outra possibilidade é caminhar dentro de casa no momento das cólicas causadas pelos gases. Adotar essas posições ajuda o aumento do trânsito intestinal e a eliminação mais rápida dos flatos”, informa a gastroenterologista Amanda Buchmann.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Se você estiver grávida ou amamentando, você deve informar seu médico antes de usar este medicamento.

Quando os movimentos do bebê na barriga começam a ser perceptíveis, muitas vezes, no início, são confundidos com as atividades intestinais. Isso porque, nesse primeiro momento, a sensação é semelhante a de ter gases. Por isso, muitas mulheres dizem ter a sensação de que uma bolha está estourando em seu abdômen.

8 alimentos que causam gases

  • Feijão. Os feijões e as leguminosas em geral, são conhecidos por causar gases intestinais. ...
  • Vegetais. Alguns vegetais como brócolis, repolho, couve de Bruxelas, couve-flor, cebola, alho e aspargos podem causar excesso de gases. ...
  • Frutas. ...
  • Leite e derivados. ...
  • Chiclete. ...
  • Refrigerantes. ...
  • Aveia. ...
  • Ervilhas.

É normal haver estômago alto após a gravidez. Durante a gestação, os músculos do abdômen se separam para acomodar o bebê, e tendem a voltar ao normal após o parto. Contudo, há casos onde a diástase abdominal permanece, mantendo a barriga saliente depois da gravidez. É normal!

Quando o bebê começa a se mexer? Os bebês começam a se movimentar dentro do útero ao redor da 8. ª semana de gravidez, mas os seus movimentos são discretos e ele ainda é pequeno demais para que a grávida possa senti-lo. Apenas através da ultrassonografia é possível detectar a atividade fetal de forma tão precoce.

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.

Quais são os sintomas de gases?

  • Distensão abdominal, barriga inchada ou estufada;
  • Mal estar geral;
  • Dor abdominal em forma de pontadas;
  • Flatulência;

Uma prática comum nesses momentos é tomar chá de funcho com erva-cidreira e caminhar durante alguns minutos. Desse modo, é possível estimular o funcionamento do intestino, eliminando os gases de forma natural. Outra opção é realizar massagens abdominais.

funcho

Chá de funcho. O funcho é uma erva com incríveis propriedades medicinais. Ele diminui o desconforto causado por náuseas e vômitos, aliviando dores de estômago. Também combate a flatulência, ajudando a soltar gases e a reduzir a sensação de estufamento.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

Dor abdominal com sangramento vaginal. Dor abdominal causada por contrações uterinas. Dor abdominal com perda de líquido pela vagina. Dor abdominal associada à dor para urinar.

No início da gravidez, é normal ter um apetite exacerbado e isso pode ser intercalado com episódios de náusea. A gestante precisa aprender a controlar isso, mas a fome e o sono excessivos são bem comuns no primeiro trimestre, devido às mudanças hormonais.

A sensação de calor acontece quando o esfíncter interno abre pouco para dar uma prévia do que está no reto. Isso é normal. Se não tiver uma quantidade grande de gás, o corpo irá liberá-lo de maneira mais lenta, fazendo com que você sinta seu calor.

Pessoas com sintomas relacionados a gases apresentando outros sinais de alerta, desconforto abdominal ou diarreia devem consultar um médico em até uma semana, aproximadamente. Pessoas sem nenhum desses sintomas ou sinais devem consultar um médico em algum momento, mas não se trata de algo urgente.