É normal ser sádico?

Perguntado por: ogouveia5 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

"É normal que haja pessoas com alto índice de sadismo, o que não faz delas anormais. Inclusive o fato de ter uma pontuação alta não te torna necessariamente uma pessoa má", explica Lyons.

Que ou quem procura prazer sexual na dor física ou na humilhação infligidas a outrem.

Os especialistas definem o sadismo como "uma tendência a se envolver em comportamentos cruéis, degradantes ou agressivos em busca de prazer ou dominação". Na linguagem comum, ser sádico é gostar de causar sofrimento aos outros.

Caso a vida de alguém esteja sendo impactada negativamente, é possível se livrar desse tipo de maluco com serenidade e orientação especializada. Basta procurar um psiquiatra ou um terapeuta para que o profissional escolhido ajude esse alguém a encontrar uma saída.

É uma pergunta estranha de ser feita, mas você sabia que existe um fenômeno chamado Schadenfreude, que é um termo alemão que significa “sentir prazer na dor do outro”? Pois é! Geralmente, tem uma relação com a inveja e é uma emoção social, ou seja, é sentido coletivamente.

Schadenfreude é uma palavra alemã que define a alegria ou a satisfação que se sente diante da desgraça alheia. Outros idiomas pegaram Schadenfreude emprestado porque, se a palavra não existe em todos os países, o sentimento existe entre todos os povos.

Segundo especialistas que estudam o tema, esse sentimento costuma surgir por diferentes motivos, como o fato de o infortúnio alheio parecer merecido (alguém que agiu mal acaba sendo prejudicado adiante, por exemplo) ou quando aquele que experimenta a sensação é beneficiado pela má sorte do outro.

Alguns estudos indicam que pessoas que se automutilam - frequentemente no transtorno de personalidade borderline - experimentam a liberação de endorfina após o ato, justificando a sensação de alívio. Muitas vezes o comportamento está associado com culpa ou marcas muito profundas de traumas vividos.

Desgraça
Esta é uma das palavras mais populares quando o assunto é termos amaldiçoados. “Desgraça” automaticamente se refere à “falta de graça”, que significa a benção, ou graça divina. Para os supersticiosos, esta palavra pode atrair acidentes, problemas de energia e inveja.

Enganar é Desonesto
Satanás diz: “Aproveitai-vos de alguém por causa de suas palavras, abri uma cova para o vosso vizinho” (2 Néfi 28:8). Tirar vantagem injustamente é uma forma de desonestidade. Fornecer mercadorias inferiores ou prestar um serviço de má qualidade é enganar.

Quando cair o teu inimigo, não te alegres, e não se regozije o teu coração quando ele tropeçar; para que o SENHOR não veja isso, e lhe desagrade, e desvie dele a sua ira.

Muitas vezes, é difícil sentir alegria pela felicidade dos demais, por mais que haja amor compartilhado na relação, e isso pode indicar a presença de algum problema psicológico subjacente. Entre eles, e como pode ser extraído da literatura científica especializada, o mais comum costuma ser a depressão.

Schadenfreude. Essa é a palavra alemã que resume bem o sentimento de grande parte da torcida brasileira acompanhando a eliminação da Alemanha na Copa do Mundo. O significado vem da junção de duas palavras: "Schaden" — representando dano, tristeza, prejuízo — e "Freud", sinônimo de alegria, prazer.

Essa alteração costuma ser comum em pessoas com depressão ou outras doenças psiquiátricas como transtorno de ansiedade, esquizofrenia, hipotireoidismo, dependência química ou demência. Além da perda significativa de sentir prazer em atividades das quais gostava, a pessoa se sente emocionalmente “vazia”.

Continuar lendo O que é um sádico?