É normal sentir tristeza ao amamentar?

Perguntado por: emata . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Algumas mulheres ao amamentar se sentem mal com a atuação do hormônio Ocitocina responsável pelo reflexo de descida do leite.

Níveis elevados de estresse podem reduzir a ocitocina e, assim, dificultar o processo de amamentação. A prolactina, hormônio responsável por estimular a produção do leite materno, também pode sofrer interferências em decorrência da exaustão.

Você sente uma pressão, sensação de formigamento ou uma fisgada no seio imediatamente antes de amamentar o bebê ou durante a mamada. O leite pinga dos seios quando você pensa no bebê ou ouve seu choro. O leite pinga do outro seio quando seu bebê está mamando.

Amamentar por livre demanda não deve ser uma preocupação para a mãe porque essa prática não vai prevalecer o tempo inteiro, ocorrerá apenas até o segundo, terceiro mês, tempo necessário para o bebê aprender a mamar de forma mais proveitosa, e se saciar mais plenamente.

“Pode ser uma uma pega incorreta da mama, dores, doença que acomete a mãe ou o recém-nascido, críticas familiares, preocupações, depressão pós-parto, a mãe não estar em condições favoráveis para produzir leite, e até mesmo, por falta de informação, preparo ou orientação”, explica.

Fadiga pós-parto pode, ainda, ser um sintoma de baixa atividade da glândula tireoide, conhecida como hipotireoidismo. Um pequeno percentual de mulheres desenvolve essa disfunção de quatro a oito meses após o parto. Fique de olho para perceber se o cansaço piorou nesse período.

O recomendado é que a criança mame até os dois anos de vida, depois somente as refeições diárias já bastam para que ela não precise de nenhum tipo de suplemento. Portanto, basta que a alimentação da criança tenha sempre alimentos saudáveis e muito nutritivos para que ela possa crescer cheia de saúde.

O desmame gentil é um deles e marca a redução da frequência das mamadas durante a rotina.

O álcool é uma das principais substâncias que devem ser evitadas durante o período de amamentação, sendo o principal motivo para isso o fato de que ele passa rapidamente para a corrente sanguínea e, consequentemente, para o leite materno.

7 erros comuns durante a amamentação

  • Alimentação inadequada.
  • Uso de álcool e nicotina.
  • Pega incorreta.
  • Falta de concentração.
  • Excesso de disciplina.
  • Alternâncias de mamas na mesma mamada.
  • Amamentar com o bebê sonolento.

Sendo assim, a recomendação vale também para mulheres que estão amamentando - o uso do sutiã durante a noite não está associada à estética dos seios, e sim, à facilidade em amamentar o filho.

Os sutiãs que você comprar agora, devem durar pelo menos durante o primeiro mês de amamentação ou mais. Existem diferentes opções de sutiãs de maternidade com aros flexíveis (ou não) e bojo.

O artigo 396 da CLT prevê que após o retorno da licença maternidade, que atualmente é de 120 dias, a mulher terá direito, durante a jornada de trabalho, a dois descansos especiais de meia hora cada um com a finalidade de amamentar o bebê, inclusive se advindo de adoção.

Embora polêmica, a “amamentação” de homens adultos é mais comum do que parece. Existem sites como o dreamsofmilk e lactation.

Pode ser descrito como a demonstração por parte do bebé de um interesse crescente em outros alimentos e/ou um desinteresse crescente na amamentação. As razões mais comuns para o desmame referidas pelas mães incluem a perda de interesse do bebé na amamentação e em este não ficar satisfeito apenas com o leite materno.

No Brasil, é contraindicada a amamentação para as mães soropositivas. Neste caso, os recém-nascidos devem ser alimentados exclusivamente com fórmulas infantis até o sexto mês”, segundo o texto.

Femibion 3 é um multivitamínico avançado para a fase de amamentação. Contém Ômega 3, Colina, Biotina, Metilfolato, o Ácido Fólico de melhor absorção*, e mais 14 nutrientes. Femibion 3 é o único sumplemento alimentar em comprimidos e cápsulas para lactantes que contém Ômega 3 e Colina.