É normal sentir tremores na barriga durante a gravidez?

Perguntado por: upaz . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

O principal motivo para a barriga tremendo são os gases intestinais, que se movimentam no interior do abdômen. A própria gravidez pode propiciar o aumento dessas flatulências. É possível que você também sinta a barriga inchada, sintomas de azia e dores abdominais.

A maioria das mulheres sente os primeiros movimentos entre as semanas 16 e 20 da gestação, e este é um momento muito especial. Talvez você sinta o bebê mexer um pouco mais cedo ou mais tarde. Não se preocupe se não sentir os primeiros movimentos logo.

E, apenas quando o tamanho do bebê passa a ser considerável, lá por volta da 16ª semana, é que é possível perceber o bebê mexendo dentro da barriga.

Então, se você notar alguma anormalidade, a dica é deitar-se de barriga para cima, marcando o tempo e contando os movimentos. Caso note que ele está se mexendo menos que 10 vezes, num intervalo de duas horas, procure seu médico. Normalmente, quando está tudo bem, é possível contar 10 estímulos em 30 minutos.

“O bebê sente a presença do pai através destes momentos do dia a dia: do toque de sua mão na barriga da mãe; do amor que é passado neste momento; da voz pronunciada bem próximo do ventre e acima de tudo da presença emocional do pai, através dos sentimentos positivos que a mãe transmite ao bebê provindos do contato com ...

Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação à placenta sendo que, para ser menina, o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Agora, para ser considerado do sexo masculino, o embrião deve estar do lado direito do local onde se formará a placenta.

Movimentos Intestinais
Os movimentos de contração e relaxamento do intestino podem algumas vezes nos confundir. A prisão de ventre também pode ocasionar esses fenômenos. Falando em intestino, os gases podem causar esses movimentos. Aliás, não só no intestino como no estômago também.

De onde surgem os espasmos na barriga? Diversos motivos levam a contrações na região abdominal. Inflamações gastrointestinais fazem parte dessa lista, e aliadas à bactéria Helicobacter pylori podem acarretar em dores abdominais, diarréia, náuseas e vômitos, sintomas recorrentes da contração.

Dormir de barriga para cima pode dificultar a respiração durante a noite. A partir do quarto mês, essa é uma posição não muito bem vista por obstetras. O estudo que apontamos no tópico anterior mostra que grávidas, quando dormem de barriga pra cima, aumentam o risco de morte do bebê.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

O que é normal sentir no primeiro trimestre da gravidez?

  1. Aumento da frequência urinária;
  2. Cansaço e sonolência;
  3. Dor nas costas ou no corpo;
  4. Náuseas ou vômitos, principalmente no período matutino;
  5. Alterações no humor;
  6. Retenção de líquido;
  7. Cólica;
  8. Sensibilidade nas mamas.

Quando uma gravidez é considerada de alto risco? Conforme explica o Dr. Breno César Abreu Sena, a gestação é considerada de alto risco “quando existem condições preexistentes ou incitadas pela gestação que elevem as chances de complicações ou do desenvolvimento de doenças em relação ao considerado habitual".

A genética controla a quantidade de melanina (ou pigmento) que uma pessoa terá em seu corpo. O DNA que o bebê recebe da mãe e de seu parceiro determina se seus olhos serão azuis, marrom, verde ou outra cor3.

A partir da 20ª semana, os bebês também conseguem sentir o toque. É muito importante estimular o bebê nesta fase fazendo carinho na barriga.

Por exemplo, já nos primeiros momentos após a concepção, o bebê começa a desenvolver células de memória. Ou seja, ele já tente as emoções vivenciadas pela mamãe, além de “sentir” as interações que são feitas com ele ainda dentro do útero.

"Na sexta semana, já é possível realizar um ultrassom por via transvaginal que é quando conseguimos ver o saco gestacional e avaliar as estruturas que indicam se a gestação está evoluindo bem", diz Ellen Freire, ginecologista e obstetra do Fleury Medicina e Saúde.

Semanas mais intensas de enjoo
Normalmente, mulheres grávidas de gêmeos costumam ter mais enjoos, pois apresentam índices maiores do HCG. Os enjoos logo no início da gravidez são, sim, sintomas comuns e normais.

Quando a gestante se deita em cima do lado direito, pode haver uma compressão na veia cava, causando mal-estar e elevação da pressão arterial. Como isso não acontece ao se deitar dobre o lado esquerdo, essa é a melhor opção durante a gravidez.