É normal sentir raiva da ex?

Perguntado por: odamasio7 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

É normal guardar mágoa de uma (ou um) ex, principalmente se foi ela que pôs um fim no relacionamento e partiu seu coração. Mesmo assim, essa raiva não traz benefício nenhum. O que você precisa fazer é respirar fundo e entender que tudo vai ficar bem — e que estamos aqui para ajudar.

Uma delas, realizada na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, constatou que o tempo médio que as pessoas levam para superar o fim de um relacionamento seja de 11 semanas, o que é equivalente a quase três meses.

Como surge o amor e o ódio em uma relação
Isso ocorre por causa das expectativas que as pessoas nutrem em relação ao outro: quando esperança é frustrada, pode ser que o indivíduo acabe desenvolvendo rancor, raiva e até ódio.

A admiração é um sentimento muito próximo do amor, mas não é o amor em si. Na admiração, existe um forte componente racional e mental. Determinada pessoa é apreciada porque conta com uma certa virtude ou um certo talento que são muito reconfortantes para o outro.

Nos casos de raiva ou de desprezo, a pessoa se mostra completamente fechada e pode refletir uma atitude emocional agressiva ou indiferente. Quando o sentimento é de raiva, os sinais são: gritaria, xingamentos, ofensas pessoais e, até, em alguns casos, quebradeira mesmo!

8 estratégias comprovadas para ajudá-lo a superar seu ex

  1. Corte o contato com seu ex. Embora possa ser difícil de fazer, cortar o contato com seu ex é essencial para seguir em frente. ...
  2. Concentre-se no autoaperfeiçoamento. Agora é a hora de focar em si mesmo e se tornar a melhor versão de si mesmo. ...
  3. Viva sua vida ao máximo.

Depois de começar a conversar casualmente, mencione alguma lembrança carinhosa de vocês dois que faça seu ex-namorado lembrar sobre as coisas boas do seu relacionamento. Trazer à tona as boas lembranças o ajudará a lembrar-se de quando ele se apaixonou por você, aumentando a saudade que ele sente por você agora.

Sentir ciúme é perfeitamente normal em um relacionamento, mas isso não quer dizer que não seja doloroso, principalmente quando o pivô da crise é o ex do seu parceiro. Ver fotos e atualizações do ex-marido ou namorado de quem a gente mais ama pode fazer com que nos esqueçamos de que somos pessoas incríveis e talentosas.

As mulheres experimentam maior dor após a separação de um parceiro. Parece que, quando se trata de sofrer e se recuperar de uma separação, existem diferenças entre os sexos . As mulheres experimentam maior dor emocional, mas também se recuperam muito melhor, como um estudo realizado pela Universidade Binghamton.

E passado algum tempo, quando já nos sentimos com vontade de fazer novos amigos e capazes de nos apaixonarmos novamente, é normal pensarmos no ex-namorado? A resposta é: sim, é normal pensarmos nele (simplesmente porque partilhámos muitos momentos).

Veja algumas dicas que podem ajudar nesse processo.

  1. Não tente ser sua amiga (pelo menos no início) Por mais que pareça difícil, é preciso ficar longe após o término do relacionamento. ...
  2. Mantenha-se ocupada. ...
  3. Saia de casa. ...
  4. Evite outro vício. ...
  5. Tenha o seu tempo. ...
  6. Ame a si mesma.

A raiva pode demorar até sair de seus pensamentos por completo. Mas o pico da emoção dura poucos segundos.

Em geral, ela surge quando há alguma situação que nos traz indignação, frustração ou insegurança. Sentir raiva é uma forma de manifestar para o ambiente e as pessoas ao redor que queremos protestar diante daquela situação. Contudo, ela também pode ser uma tentativa do nosso corpo de se proteger de alguma ameaça.

O ódio não é simplesmente uma emoção, mas um mix psicológico composto de três elementos (inclusive os mesmos do amor), a saber: intimidade (negada), paixão, empenho. Dependendo de como estas características de ativam e se cruzam surgem os diversos tipos de ódio e modos de odiar.