É normal sentir pontadas na cesárea?

Perguntado por: emaciel . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 10 votos

Mesmo assim, durante um mês, é normal sentir fisgadas ou dores no local da cirurgia de vez em quando.

A cesariana é uma cirurgia de grande porte. É preciso levar isso em conta para entender (e esperar) que ela cause tanto desconforto quanto dor. Normalmente, contamos com esse quadro nos primeiros quarenta dias após o procedimento; em seguida, esses sintomas tendem a ficar mais amenos.

A cesariana é um procedimento cirúrgico em que são incisadas (cortadas) diversas camadas para chegar finalmente dentro do útero (é lá que está a bolsa amniótica e o bebê). Ou seja, depois temos que suturar (fechar com pontos) todas as camadas e isso pode gerar dor!

As características da loquiação variam ao longo do tempo: cor de sangue nos primeiros 2 a 4 dias; mais rosadas à medida que a perda vai diminuindo; esbranquiçadas ou amareladas após 10 dias.

Essa dormência acontece geralmente por conta da forma agressiva de como a cirurgia é feita. Ela é rápida, corta muitas camadas de pele e conta com uma forte anestesia. Sim, o corte da cesárea dormente é normal, mas mesmo assim isso causa incômodo em muitas mulheres3.

Vermelhidão no local. Cicatriz quente e endurecida. Dor ou ardência na região. Pequena secreção aquosa ou purulenta em um dos lados dos pontos ou em ambos.

Ela pode ter ainda uma infecção da ferida cirúrgica ou um hematoma, que é a retenção de fluído. Uma situação que, embora não seja frequente, mas também existe, é a chamada endometriose de parede: uma doença relacionada à cesárea que costuma doer no período menstrual.

Passados os cinco primeiros dias, ela pode voltar a se movimentar sem grandes esforços; após duas semanas, pode retomar algumas atividades mais leves. Conforme se sentir confortável, pode aumentar o ritmo, mas atividades mais intensas, apenas após 45 dias.

Boa parte dos médicos recomenda que, depois de uma cirurgia, a pessoa durma de barriga para cima para acelerar a cicatrização e evitar pressões sobre o curativo.

Tempo de repouso pós cesárea
Evite carregar peso ou realizar atividades físicas intensas ou esforços em vão, isso pode prejudicar a cicatrização e gerar complicações. Mantenha esse repouso durante sua licença a maternidade até que terminem as fases do Puerpério.

A incisão de uma cesariana normalmente tem cerca de 12cm e o médico cortará a pele e as camadas de tecido abaixo dela (são 5) até o acesso ao útero, onde é realizada a incisão pela qual o bebê será retirado. Após a saída do bebê é retirada a placenta e feita uma sutura em cada camada aberta na cirurgia.

As fibroses consistem nas cicatrizes que se formam internamente depois da uma cirurgia plástica, composta principalmente pelo colágeno, que é utilizado pelo nosso organismo para cicatrizar as lesões.

O puerpério, também conhecido como resguardo ou quarentena, consiste em um período que dura entre 45 e 60 dias, contados após o nascimento do bebê.

Desse modo, evite: pizza, bacon, salgadinhos, doces, refrigerantes, sucos prontos, sorvete, chocolate, biscoitos, salame, linguiça, salsicha, presunto ou lombo, por exemplo.

Lembre-se: com o tempo o estresse pós-parto normalmente é resolvido, mas é de extrema importância que a nova mamãe saiba que pode pedir ajuda médica e psicológica especializada quando achar necessário, evitando complicações mais graves, como uma depressão, por exemplo.

Verdade! No caso do parto normal a penetração pode doer, machucar e até causar uma infecção. Já na cesária, além do risco de infecção, pode haver ferimentos na incisão abdominal que está sensível e em processo de cicatrização. Por isso, o mais indicado é aguardar o prazo de 40 dias.

No caso da cesárea, lavar a cicatriz com água e sabão neutro já é suficiente. Vale lembrar que deixar a área arejada também pode ajudar. Além dos cuidados de limpeza, é preciso ficar atento a possíveis sangramentos, aberturas e saída de secreções. Se isso acontecer, procure ajuda médica o mais rápido possível.