É normal sentir pontadas antes da menstruação?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Cólicas. Durante a TPM, é muito comum sentir cólicas. Elas podem surgir de 24 a 48 horas antes do primeiro dia do ciclo e acabar só no fim do fluxo menstrual. Contudo, a intensidade da dor varia bastante de acordo com o organismo e o estilo de vida de cada mulher.

Dor cíclica nos seios/peito, ou dor mamária (também chamada mastalgia), é um sintoma pré-menstrual comum que ocorre em um padrão previsível relacionado ao ciclo menstrual. Geralmente ocorre na fase lútea (após a ovulação e antes da menstruação) e termina assim que a menstruação começa.

Os sintomas da fecundação são os da gestação, sendo os mais comuns:

  • Sensação de cólica abdominal leve entre o 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil;
  • Cansaço e sonolência excessiva;
  • Seios inchados e doloridos.

Variação de humor — comum nas duas situações, a variação de humor na TPM remete a irritabilidade, enquanto na gravidez é comum a maior sensibilidade da mulher ao choro; Sonolência — Durante a TPM a mulher pode sentir maior necessidade de dormir, mas por um curto período de tempo.

Antes da menstruação: Corrimento branco pastoso antes da menstruação é natural, contando que não esteja acompanhado de mau cheiro, ardor ou coceira. Depois da ovulação: O corrimento branco pastoso depois da ovulação, representa o período fértil, por facilitar a chegada de espermatozóides no óvulo.

Características do Muco Cervical no Ciclo Menstrual
Quando a ovulação está próxima o muco fica mais úmido, elástico e escorregadio. Próximo ao período ovulatório o aspecto do muco cervical é semelhante a uma clara de ovo, essa é a fase mais fértil do período menstrual.

Um tipo de muco cervical que também é possível ter na gravidez é o muco tipo catarro. Este aparece em baixa quantidade, mas é possível perceber ao se limpar com o papel higiênico após fazer xixi. Este muco é causado por aumento de estrogênio e será observado em qualquer fase da gestação.

Dor de TPM
Outro motivo que traria as dores no pé da barriga é a TPM. Quando a mulher está para menstruar, ela apresentará incômodos típicos dessa fase, como por exemplo cólicas acentuadas e também dores nas costas acompanhadas de inchaço abdominal.

Esses sintomas podem aparecer desde 15 dias até um dia antes do início da menstruação. O interessante é que a dor de cabeça pode manifestar-se tanto na tensão pré-menstrual quanto na dismenorreia.

Os sintomas podem aparecer em qualquer momento da fase lútea (14 dias antes da menstruação) e desaparecem 1 ou do2is dias após o início do fluxo menstrual.

Se o coito ocorrer cinco dias antes do dia da ovulação, a fecundação ocorrerá seis dias após o coito. Se o coito ocorrer no mesmo dia da ovulação, a fecundação pode ocorrer dentro das próximas 24 horas. Ou seja, a fecundação pode ocorrer em qualquer um dos seis dias seguintes ao coito.

Sim, é normal. Os sintomas de cólica podem ocorrer em varias fases do ciclo menstrual, na ovulação ou durante o sangramento são os mais comuns.

As cólicas na gestação geralmente são causadas pela distensão uterina e também dos ligamentos que sustentam o útero na parte interna do abdômen. Com o crescimento do feto, estes ligamentos se distendem para acompanhar o desenvolvimento do bebê.

Nos primeiros dias após a fecundação pode também surgir uma sensação de “barriga inchada” que corresponde a leves cãibras abdominais (dor de barriga). Por isso, é normal sentir cólicas no início da gravidez que se assemelham às dores do período menstrual.

Antes do atraso menstrual é possível que sejam notados alguns sintomas que podem ser indicativos de gravidez, como seios doloridos, náuseas, cólicas ou dores abdominais leves e cansaço excessivo sem motivo aparente. No entanto, esses sintomas também podem ser indicativo de que o período menstrual está próximo.