É normal sentir muito frio?

Perguntado por: amartins9 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 14 votos

Algumas pessoas são mais intolerantes ao frio, ou seja, sentem com mais intensidade quando a temperatura cai. No entanto, a sensação de frio persistente é um sinal de alerta de que algo no organismo não está funcionando corretamente ou indica alguma doença.

Sim, há pessoas de tal maneira friorentas que até mesmo nos dias quentes de verão sentem frio, não extremamente, mas o suficiente para não estarem confortáveis. Segundo Aisling Hollick, do serviço de saúde online babylonhealth.com, estar sempre com frio pode não ser defeito, nem tão pouco feitio.

É comum que algumas pessoas sintam tontura, fraqueza e suor frio que são causados pela pressão baixa, esses sintomas costumam acontecer principalmente nos dias de muito calor. Caso estes sintomas de pressão baixa sejam frequentes, será necessário ter uma consulta médica para avaliar e iniciar um tratamento.

O que as pessoas chamam de febre interna é a percepção de todos esses sintomas, mas sem o aumento da temperatura, que pode ser causada por stress e as crises de ansiedade, que também podem causar arrepios e tremedeira em todo corpo.

Geralmente quando ela surge, já é um sinal de alerta. Mas, quando a temperatura do corpo cai abaixo de 35 º C ocorre a hipotermia, condição que requer tanta atenção quanto a febre. Em condições normais, nosso organismo tem a temperatura estável na média de 37º C.

Use roupas apropriadas: para evitar a friagem, roupas quentes e que cobrem bem o corpo são as mais indicadas. Quando se está resfriado, apesar de não se expor ao clima, é interessante preferir roupas leves e confortáveis, para não atrapalhar ainda mais a respiração e facilitar o repouso.

Existem outras condições e doenças que causam hipotermia:

  • doença no sistema circulatório;
  • diabetes;
  • lesões na medula espinhal;
  • queimaduras;
  • doença de Parkinson;
  • desnutrição;
  • tireoide apresentando baixa atividade (hipotireoidismo);
  • excessivo consumo de bebidas alcoólicas.

Sua sensibilidade à temperatura pode ser um sinal de hipotireoidismo. A circulação lenta pode deixar você com frio quando está perfeitamente quente e todos ao seu redor se sentem bem. O oposto vale para o hipertireoidismo: você pode ser super sensível a qualquer calor e suar mais do que os outros.

Um metabolismo mais lento produz menos calor. Por este motivo, é comum que as pessoas sintam mais frio ao envelhecer.

Pessoas que têm pressão alta não se beneficiam do clima mais ameno do inverno. Na verdade, é o contrário. Esta época do ano é mais perigosa para quem sofre do problema. Isso se deve, principalmente, ao fato do frio provocar o estreitamento dos vasos sanguíneos, o que gera maior pressão nos mesmos.

Por que meu corpo dói mais no frio? O motivo é simples. No frio nós nos movimentamos menos, contraímos os músculos e ficamos mais encolhidos. Isso causa rigidez muscular e um possível desconforto ao se movimentar.

Se a sensação de suor frio for constante é aconselhável buscar orientações médicas. O sintoma de sudorese fria, juntamente com dificuldade em respirar, pele pálida, tonturas ou sensação de fraqueza podem significar algum outro problema de saúde ou uma doença subjacente.

Reação ao frio - Está na lista dos tremores mais comuns e acontece porque a queda na temperatura faz com que os músculos se contraiam rapidamente. É uma forma que o corpo encontra para manter-se aquecido: com uma contração involuntária que garante a produção de calor.

Os medicamentos como o paracetamol oral são eficazes para combater a febre e os calafrios; no entanto, medicamentos orais não devem ser dados a crianças que estejam a ter convulsões ou inconscientes.

O desconforto também pode ser associado a doenças crônicas ainda não diagnosticadas, como a presença de parasitas no organismo, alguns tipos de hepatite, tuberculose, problemas cardíacos, diabetes e doenças autoimunes. Por outro lado, o mal-estar no corpo também pode ter sua origem na nossa mente.

As situações que favorecem a carência de vitamina D são a falta de exposição solar de forma saudável e adequada, maior pigmentação da pele, idade superior a 50 anos, pouca ingestão de alimentos ricos em vitamina D e morar em locais frios, onde a pele raramente é exposta ao sol.

Na hipotermia leve, o indivíduo apresenta uma temperatura central entre 35 ºC e 32 ºC. Na hipotermia moderada, por sua vez, a temperatura central está compreendida entre 31,9 ºC e 28 ºC. Por fim, na hipotermia grave, o paciente apresenta a temperatura central menor que 28 ºC.

Geralmente quando uma pessoa se encontra nessa condição, os principais sintomas são pele fria e pálida, tremores, dificuldade para respirar, movimentos lentos, confusão mental, diminuição da pulsação e sonolência.

Bebidas para aquecer no inverno: o que realmente funciona

  • Chocolate Quente.
  • Bebidas Alcoólicas.
  • Bebidas Tradicionais.
  • Café
  • Água com Gelo.
  • Ervas e especiarias a seu favor bebidas saudáveis feitas para aquecer.

Como aquecer o corpo no frio

  1. Atenção ao sair do banho. Ad. ...
  2. Cubra sempre a cabeça. A cabeça é o lugar do corpo que mais perde calor. ...
  3. Mantenha a pele aquecida. Você tem aquecedor em casa, lareira ou forno a lenha? ...
  4. Evite roupas jeans. Nada pior do que roupas de algodão nos dias frios. ...
  5. Frio no pé? Use as mãos.