É normal sentir Mal-estar ao amamentar?

Perguntado por: nmenezes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 11 votos

Algumas mulheres ao amamentar se sentem mal com a atuação do hormônio Ocitocina responsável pelo reflexo de descida do leite.

Sintomas: Dor , área avermelhada no seio, quente ao toque. Endurecimento do local afetado. Mal-estar geral (febre, calafrios, cefaleia, náuseas, vômitos, dores no corpo)

O que se sabe sobre a perturbação na amamentação? Não se trata de um sentimento racional. Em geral não envolve dor, apenas um desejo muito forte de fugir da situação. Pode ser acompanhado de sentimentos que oscilam entre a irritação e a raiva, ou como algumas descreveram, uma sensação de arrepio ou comichão na pele.

7 erros comuns durante a amamentação

  • Alimentação inadequada. Durante o aleitamento, tudo que é consumido pela mãe passa para o leite materno. ( ...
  • Uso de álcool e nicotina. ...
  • Pega incorreta. ...
  • Falta de concentração. ...
  • Excesso de disciplina. ...
  • Alternâncias de mamas na mesma mamada. ...
  • Amamentar com o bebê sonolento.

A vitamina D é fundamental. Ela é essencial para ter ossos saudáveis, tanto para você como para o bebê, e é obtida principalmente da exposição solar. Se você mora em local sem muito sol, especialmente no inverno, seu corpo pode ter dificuldade de produzir vitamina D suficiente.

O cansaço materno é uma condição muito comum, pois a maternidade é extremamente intensa e rigorosa. O esgotamento, seja físico ou mental, pode se manifestar em qualquer fase da maternidade, mas costuma ser ainda mais impactante durante o início, em estágios como o pós-parto e a amamentação.

Amamentar cansa? Muito. O organismo da mulher precisa se esforçar bastante para produzir quase um litro de leite por dia. A média diária de produção de leite pela mãe é de 800 mililitros.

Qualquer período de amamentação ajuda
Em geral, as crianças amamentadas tinham pressão arterial mais baixa, independentemente do tempo que passaram amamentando.

Alimentos muito processados
Entre os alimentos que devem ser evitados estão salsichas, salgadinhos, refrigerantes, hambúrgueres e sucos industrializados, biscoitos recheados, batatas e lasanhas congeladas, entre outros.

Um bebê recém-nascido mama, em média, de 30ml a 60ml de leite a cada mamada. A quantidade de leite e mamadas variam conforme a idade, peso, tamanho e estado de saúde da criança. A quantia de leite em cada mamada aumenta a cada semana de vida do bebê.

"As primeiras quatro a seis semanas são as mais duras e depois tudo começa a acalmar," diz Cathy. "E quando chegar aos três meses, amamentar torna-se muito fácil, bem mais fácil do que limpar e preparar biberões.

Alimentos ricos em cálcio
O principal benefício que podemos ter com a ingestão diária adequada de cálcio é o fortalecimento dos dentes e ossos do bebê e da mãe. Os principais alimentos que são ricos em cálcio são os leites, iogurte, sardinha, queijos, aveia, gergelim e brócolis.

Alimentos que estimulam a produção do leite materno

  • Alimentos úteis para estimular a Lactação: – Arroz Integral. – Aveia. – Canjica. – Castanhas. – Milho e Derivados. ...
  • Frutas úteis que estimulam a Lactação: – Amoras. – Morangos. – Laranja-lima. – Lima-da-pérsia. ...
  • São recomendados também: – Amendoim. – Banana. – Côco. – Figo.

Derivados da coca e produtos cafeinados podem ser consumidos sim, ao contrário do que muita gente diz, mas não mais que duas doses ao dia, porque a cafeína passa para o leite.

No caso da amamentação exclusiva, a mamãe pode chegar a perder até dois quilos por mês e vários estudos comprovam a teoria de que amamentar emagrece mesmo. Mulheres que amamentaram por mais tempo tendem a ser mais magras e com o índice corporal de gordura muito mais baixo do que aqueles que mal amamentaram.

Devido à contração do útero e perda de sangue, é normal sentir cólicas e fraqueza na primeira semana.